Como você define o preço de venda do seu produto ou serviço? Se ainda não faz parte do seu vocabulário termos como gastos fixos e variáveis, custo e despesa e margem de contribuição, provavelmente, você está fazendo tudo errado.
Mas, calma, não precisa se desesperar! Vamos por partes. Primeiro, você precisa entender o significado de alguns termos que vão aparecer quando o assunto é preço de venda.
- Gastos fixos: é o gasto que sempre vai existir para a manutenção do seu negócio e não está ligado a um produto ou serviço, como o aluguel, por exemplo.
- Gastos variáveis: é o dinheiro que você gasta com a comercialização de um produto ou serviço, como a reposição de estoque.
- Custo: são os recursos envolvidos diretamente na produção de um bem ou serviço.
- Despesas: está mais ligado às questões administrativas, trata-se dos recursos utilizados na gestão do empreendimento.
- Margem de contribuição: é o famoso ganho bruto, ou seja, quanto do que você receber com a venda de cada produto poderá ser destinado a cobrir custos e despesas do seu negócio, e ainda gerar lucro.
Para descobrir a sua margem de contribuição,você pode fazer o seguinte cálculo:
Margem de contribuição = Valor das vendas – (Custos variáveis + Despesas variáveis)
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Preço de venda na prática
Já aconteceu de você olhar para o preço de venda dos concorrentes e destoar muito do praticado por você? Quando a sua concorrência cobra um valor muito acima ou muito abaixo do seu, também é um sinal de que algo pode estar errado. Claro que há alguns fatores que influenciam diretamente no preço:
- Valor pago aos fornecedores.
- A margem de contribuição pode estar muito alta ou muito baixa.
- Qualidade diferente da matéria-prima.
- Embalagem.
- Percepção do cliente sobre a marca.
Dito isso, você pode utilizar alguns métodos para formar preços de venda, porém o cálculo mais simples é o seguinte:
Preço de venda = custos + despesas + lucro.
Esse valor deve ser suficiente para conseguir quitar os custos e despesas, além de gerar lucro. É preciso chegar a um valor redondinho para não prejudicar o seu negócio. Um valor muito alto vai espantar os clientes e jogá-los nos braços da concorrência. Já um preço muito barato pode desvalorizar o seu produto ou serviço e te dar muito prejuízo.
Como o assunto é bem complexo, vale dar uma olhada no curso que o Sebrae preparou para explicar a Formação do preço de venda. Nele, você vai aprender:
- Componentes do preço de venda
- Estrutura de custos
- Planejamento de custos
- Regime de caixa e regime de competência
- Custos variáveis
- Formação do preço de venda
- Determinação do preço de venda
Continue acompanhando o nosso blog para saber tudo o que você precisa fazer para ter um Negócio de Sucesso.
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