Tudo está indo bem — as contas estão em dia e o seu faturamento não para de crescer. Então, você começa a se perguntar: será que esse é o momento certo de expandir meu negócio?
Apesar dos fatores internos serem muito importantes, você deve ter em mente que é preciso olhar além do próprio umbigo antes de tomar essa decisão.
E o que isso significa? Que também é necessário avaliar questões externas, como economia e oportunidades de mercado, para fazer a melhor escolha.
Pensando nisso, neste artigo, falaremos sobre os pontos que devem ser considerados para a expansão da sua empresa. Assim, você será capaz de tirar suas próprias conclusões em relação ao seu negócio.
Vamos lá?
Indicadores para descobrir se é a hora de expandir seu negócio
Saber em que altura você deve expandir seu negócio, seja abrindo novas lojas, aumentando sua equipe ou investindo mais, requer uma análise minuciosa.
Veja a seguir os principais indicadores que devem ser avaliados.
Saúde financeira
O planejamento financeiro é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Por esse motivo, a saúde financeira do seu negócio é um fator decisivo para um possível plano de expansão.
Então, calcule a rentabilidade, o ticket médio, a lucratividade e a viabilidade do seu empreendimento para compreender o real cenário financeiro.
Nesse sentido, há outros aspectos que também podem ser analisados. São eles:
- indicador de valor;
- taxa de conversão;
- indicador de competitividade;
- custo de aquisição de clientes (CAC).
Equipe de trabalho
Além da questão financeira, outro ponto importante para expandir seu negócio é sua equipe de trabalho. Isso porque você vai precisar de profissionais confiáveis e capacitados que te ajudem nesse processo. Portanto, observe se seus colaboradores têm essa capacidade.
“Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo”, já dizia o ditado.
Além disso, avalie se o processo de retenção de talentos da sua empresa é sólido o suficiente para reduzir o turnover. Assim, você evita perdas financeiras causadas pela rotatividade de funcionários.
Volume de demanda
Outra questão que merece atenção é a demanda do seu negócio. Se o volume é alto ao ponto de você não conseguir absorver totalmente com sua atual estrutura, pode ser um forte indicativo de que é o momento de ampliar sua empresa.
Mas, obviamente, esse fator isolado não é suficiente para que você tome essa decisão. Afinal, de nada adianta ter uma grande demanda se suas contas não fecham no fim do mês, por exemplo.
Lembre-se: a análise deve ser geral e tanto a organização quanto o planejamento devem estar sempre em primeiro lugar.
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Situação econômica
Agora que você já sabe quais são os principais indicadores internos que ajudam a descobrir se é o momento ideal de expandir seu negócio, vamos falar sobre os indicadores externos.
A situação econômica é um fator indispensável que tem um grande peso nessa decisão, afinal, mesmo pequenas oscilações da economia podem abalar seu setor de atuação.
Dessa forma, entender o que está acontecendo é a melhor opção para que você se posicione de forma assertiva e o mais segura possível, aumentando as chances de obter resultados positivos no longo prazo.
Oportunidades de mercado
Por fim, além dos fatores econômicos, as questões relacionadas especificamente ao seu setor de atuação também são importantes e têm influência direta sobre a expansão do seu negócio.
Isso porque, ao identificar as oportunidades disponíveis, você compreende a dinâmica do mercado, os riscos envolvidos, os caminhos a serem seguidos e os aspectos que podem ser melhorados na sua empresa.
Em outras palavras, fazer essa análise é uma forma de identificar seus pontos fortes e suas fraquezas sob a ótica do mercado, sendo possível criar um plano de expansão consistente e seguro.
Portanto, ao fazer essa avaliação, considere os seguintes pontos:
- investimento inicial;
- potencial de lucro;
- tamanho do mercado;
- diferencial da oferta;
- necessidade do mercado sobre seus serviços ou produtos, etc.
Se após avaliar todos esses indicadores, os resultados forem satisfatórios, não tenha dúvidas: a hora é agora. Do contrário, identifique os aspectos que precisam ser melhorados e os resolva antes de pensar em expansão.
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