Sabemos que ter o controle da sua empresa é uma tarefa importante e um grande desafio para quem cuida das finanças do seu negócio. Agora imagina poder contar com uma ferramenta que te ajuda no dia a dia a organizar todas essas despesas? É isso mesmo! Um fluxo de caixa é aquele apoio necessário na organização das contas a pagar e a receber. Dessa forma, tudo o que for despesa pode ser controlado e posteriormente colocado em análise, para identificar gargalos e oportunidades de crescimento.
Neste conteúdo, explicaremos o que é um fluxo de caixa, qual sua função, mostraremos como funciona o fechamento de vendas da Getnet, assim como também temos uma dica de curso online gratuito sobre o tema. Continue com a gente e saiba mais!
TAMBÉM PODE TE INTERESSAR: Gestão financeira: desafios para os pequenos e médios empreendedores
O que é um fluxo de caixa?
Resumindo, um fluxo de caixa é uma ferramenta de controle dos recursos financeiros de uma empresa. É ali que o empreendedor acompanha o dinheiro que entra e que sai, para ter uma visão clara do seu negócio. Num fluxo de caixa, não pode faltar organização. As informações precisam estar compreensíveis e justificadas.
Por isso, muitas empresas passaram a adaptar seus fluxos de caixa, que geralmente são feitos em planilhas, e não mais em cadernos, como antigamente. Existem também plataformas que facilitam essa gestão e tornam o processo muito mais rápido, como o Fechamento de Vendas da Getnet, que gera um fechamento detalhado das suas vendas, falaremos mais dele a seguir.
Qual a função de um fluxo de caixa?
Seja qual for o tamanho da sua empresa e segmento no mercado, é fundamental ter um fluxo de caixa funcionando. Isso porque, com ele, é possível acompanhar todas as movimentações financeiras para tomadas de decisão relativas ao capital do seu negócio, podemos dizer que essa é sua função maior. Mas não podemos dizer que essa é sua única função, já que um fluxo de caixa traz diversos benefícios, tais como:
- manter suas contas equilibradas;
- certificar se faltou ou sobrou dinheiro no decorrer de um determinado período;
- identificar e negociar prazos com clientes e fornecedores;
- flexibilizar prazos de pagamentos aos consumidores;
- entender necessidades de créditos, empréstimos e/ou financiamentos;
- ter uma visão de longo prazo sobre o capital da empresa.
Bastante coisa, certo? Por isso, é extremamente necessário contar com essa ferramenta para que se possa entender a real situação financeira da empresa, ter um controle maior e traçar um plano de ação.
Como fazer um fluxo de caixa?
Como já dissemos, a principal função de um fluxo de caixa é o acompanhamento das movimentações financeiras. Ou seja, ter uma visão de todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa.
Mostraremos aqui alguns passos simples, para que você possa adequar a gestão de um fluxo de caixa ao seu negócio e realidade da sua empresa.
1. Entenda a realidade financeira da sua empresa
Primeiro de tudo, cheque como está o seu caixa. Veja quanto há de valor disponível em caixa e já coloque no fluxo.
2. Faça um detalhamento do caixa disponível
É importante que você possa detalhar o valor disponível em caixa. Até porque, ao fazer esse detalhamento, você provavelmente vai estar identificando categorias que podem ser utilizadas para justificar valores futuros, ao passo que muitos valores num negócio vêm de origens que apresentam recorrência.
3. Faça os lançamentos de receitas e despesas
Chegou a hora de colocar o fluxo de caixa em ação na sua empresa. Sendo assim, tudo o que for lançado, entradas e saídas, deve ser colocado. Registre os pagamentos recebidos, contas a pagar, a receber… Lembrando que é fundamental que os prazos e datas sejam colocados!
4. Mantenha a atualização constante
Mais do que começar um fluxo de caixa, é fundamental ter uma recorrência e atualização do mesmo. Ou seja, todos os lançamentos que surgirem precisam ser atualizados, assim como eventuais correções que possam ocorrer.
Conheça o fechamento de vendas da Getnet
Para facilitar a vida dos clientes empreendedores, as maquininhas Getnet oferecem todo o suporte para você fechar seu caixa com facilidade.
Quer saber como funciona o fechamento de vendas da Getnet? Confira o vídeo abaixo:
Conheça o fechamento de vendas da Getnet e tenha ainda mais controle dos seus negócios nas suas mãos! Veja tudo o que você pode fazer:
- Acompanhar suas vendas em tempo real
Com a checagem diária na sua máquina Getnet, você tem a possibilidade de analisar suas vendas sempre que quiser. Ajuda a administrar seus investimentos e a ter mais controle sobre os pagamentos a receber.
- Organizar seu caixa com facilidade
Acesse a demonstração das transações e dos estornos realizados e controle as suas vendas por turno ou por dia.
- Ter o controle total dos seus negócios
Você também tem à sua disposição informações sobre bandeira e por modalidade. Tudo organizado e pronto para ajudar você a coordenar suas atividades.
Saiba como solicitar seu fechamento de vendas na sua máquina
- Acesse o Menu da sua máquina;
- Abra a opção Bandeiras e clique em Suporte;
- Escolha a opção Fechamentos e digite sua senha;
- Selecione o fechamento ideal para você.
Curso online gratuito sobre Fluxo de Caixa
Para explicar os pontos fundamentais sobre as etapas do fluxo de caixa, o Programa Avançar criou um curso online exclusivo sobre o assunto. O curso é gratuito e contém os principais pontos de atenção para empreendedores tratados ao longo de quatro episódios com dicas de especialistas Santander.
Já dando um spoiler, no curso você verá dentre os temas:
- Os termos relacionados a fluxo de caixa
- O que a empresa tem de pagamentos e recebimentos
- Pagamento e escolha de fornecedores;
- Sazonalidade do negócio;
- Formas de recebimento;
- Relacionamento com fornecedores e compradores.
Como vimos, o fluxo de caixa é um dos passos fundamentais para ter sucesso em uma jornada empreendedora, já que garante a gestão efetiva do planejamento financeiro. Continue acompanhando o Negócio de Sucesso e veja ainda mais dicas para auxiliar o seu negócio.
Top 3 artigos mais populares: