Prepare-se para vender mais no Dia das Mães

O Dia das Mães é a principal data comemorativa para o comércio após o Natal. De acordo com o relatório da Geotrust, entre 26 de abril e 6 de maio de 2021, o e-commerce teve um aumento de 14% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2020. O faturamento total foi de R$ 6,4 bilhões

A razão disso é bem óbvia, mas merece ser destacada: a figura materna tem um papel insubstituível na vida de qualquer pessoa. E, acima de todo cuidado, dedicação, carinho e força, as mães são referências de amor. 

Mas, como isso impacta as vendas? Para encontrar essa resposta, basta fazer uma pergunta para si mesmo: além do amor, o que você sente quando pensa na sua mãe? Gratidão. O amor e a gratidão que sentimos por nossas mães fazem com que queiramos, a todo custo e durante a vida inteira, retribuir o que nos foi dado.

Por isso, nessa data em especial, nos esforçamos para dar os melhores presentes e prestar as mais belas homenagens à elas. — o que é uma oportunidade de negócio imperdível para todos os nichos.

Então, para ajudar você a potencializar seus ganhos no Dia das Mães, neste artigo, selecionamos algumas dicas de como se preparar para vender mais durante essa data comemorativa. Acompanhe a leitura!

Conheça seu público-alvo

Conhecer seu público-alvo é o primeiro passo para aumentar suas vendas no Dia das Mães. Mas, como assim? O foco está nas mães, certo? Bom, na verdade, não.

Pense bem: quem são as pessoas que compram presentes de dia das mães? Filhos, maridos, namorados, genros, noras, netos, chefes, amigos, enteados, etc. Não elas mesmas.

Por esse motivo, é nesse público que você deve focar ao desenvolver uma estratégia ou elaborar uma campanha especial para essa data.

Faça parcerias com empresas que agreguem valor ao seu negócio 

Fazer parceria com uma floricultura, um estúdio de fotografia, um salão de beleza ou até mesmo uma papelaria é uma forma de oferecer algo a mais e, consequentemente, chamar a atenção dos clientes nessa data. Entre as principais estratégias que você pode seguir, estão:

  • fazer uma campanha de vendas: quem fizer compras acima de X reais na sua loja concorre a um sorteio de um dia de beleza completo no salão parceiro para presentear a mãe;
  • oferecer brindes: a cada X reais em compras, o cliente ganha um brinde para dar à mãe, como um arranjo de flores (parceria com floricultura) ou uma agenda (parceria com papelaria);
  • conceder cupons de desconto: seus clientes ganham X% de desconto em um ensaio fotográfico especial de dia das mães (parceria com estúdio) e os clientes do estúdio recebem um brinde da sua loja.

Crie kits e embalagens especiais para a data

Por fim, no Dia das Mães, além do presente em si, o visual também é muito importante. Nesse sentido, uma boa opção é criar kits de produtos ou serviços especiais para essa data, com embalagens também especiais. 

Os kits vão variar totalmente de acordo com o que você vende, mas a ideia é oferecer algo completo. Para ilustrar, entre alguns exemplos específicos da área da beleza, podemos destacar:

  • kit cabelo: secador de cabelo, chapinha e baby liss;
  • kit banho: shampoo, condicionador, máscara de hidratação, touca de banho, pente, sabonete líquido e shower gel:
  • kit maquiagem: primer, base, corretivo, pó compacto, bronzer, gel para sobrancelhas, máscara de cílios, blush, paleta de sombras, batom, iluminador;
  • kit skincare: hidratante facial, protetor solar, água micelar, gel de limpeza e creme antienvelhecimento.

Em relação à embalagem, você tem três alternativas: embutir o custo no valor do kit, dar de brinde ou vender como um item à parte. Nesse aspecto, o que manda são suas possibilidades e a estratégia escolhida. 

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