Moda circular: saiba mais como investir nesse negócio

Moda circular: saiba mais como investir nesse negócio

Você sabe o que é moda circular e porque ela é tão importante nos tempos atuais?

Se você ainda não conhece esse novo estilo de consumo, essa é a chance de ajudar o meio ambiente, abrindo um negócio de sucesso e vendendo looks incríveis com baixo custo.

A moda circular é focada na economia e preservação do planeta com iniciativas que estendem o ciclo de vida de uma roupa ou acessório, ideal para empreendedores que já atuam no ramo de vestuário.

Sendo assim, investir em brechós e bazares pode ser uma boa ação para que sua empresa atue firme nessa nova forma de ver a moda.

Quer saber mais sobre como você pode entrar no ramo da moda circular? Continue conosco.

Quais os objetivos da moda circular?

Primeiramente, é importante você entender o conceito. A moda circular ou sustentável pode gerar resultados importantes que melhoram o mundo nos âmbitos social e ambiental.

No quesito social, é defendido que as empresas proporcionem formas de trabalho adequadas aos padrões éticos. Já na área ambiental, a ideia é diminuir os impactos que a produção têxtil traz para a natureza.

O círculo da moda circular é desenvolvido em 5 passos, chamados de 5 R’s: Reduzir, Repensar, Reaproveitar, Reciclar e Reusar. Para as empresas de moda, adotar esse conceito pode ser um grande ganho, pois os resultados são sempre positivos.

Leia mais: ESG para microempresa: como aplicar as boas práticas no seu negócio

A importância dos brechós

Os brechós são muito importantes na moda circular, já que eles buscam prolongar a vida de uma peça com a venda de produtos que já foram utilizados. Por isso, abrir um brechó é uma iniciativa valiosa para promover um consumo mais sustentável e você ainda pode lucrar com isso.

Hoje existem brechós espalhados por muitos lugares, sejam de forma física ou online, o que facilita ainda mais a compra. O baixo custo e a qualidade das peças são o que conquistam aqueles que amam uma moda diferente e roupas que já tenham uma história e esse público segue em crescimento! Aproveite.

Separamos 5 dicas de como programar a abertura de uma loja especializada em moda circular e quais são os primeiros passos. Saiba o que você precisa:

1.  Planejamento

Assim como em qualquer negócio, é necessário um planejamento.

Mesmo que você já atue no setor, é importante criar um plano para executar as melhores estratégias, mesmo que não seja em ambiente físico. Afinal, nesse modelo de loja, seus fornecedores podem não ser habituais, como fábricas e confecções.

Então, analise como desenvolver um método para avaliar a qualidade e valor de cada peça, qual será o público, controle de caixa e o processo de venda dos itens, como entrega e logística.

2.  Loja física ou digital

Outro passo importante é definir o meio de vendas, via site, redes sociais, ambiente físico ou ambos. Se você já tem um espaço comercial onde pode começar, perfeito. Se ainda não, pense em investir em bairros mais movimentados e que ainda não possuem esse modelo de negócio nas proximidades.

Outra possibilidade é adaptar cômodos da própria casa, como a garagem. Você pode montar estruturas com araras, provadores, espelhos, puffs e uma decoração vintage, quem sabe?

Já na internet, não deixe de criar páginas no Instagram, TikTok e uma loja virtual. Deixe tudo organizado, elabore uma identidade visual condizente com o nicho, preze por um layout atrativo, profissional e crie conteúdos interessantes sobre moda circular.

3.  Garimpos

“Garimpar” vai fazer parte do seu negócio. Isso quer dizer que você vai buscar locais onde encontrar peças para vender, seja em outros bazares ou mesmo nos guarda-roupas de  seus amigos e familiares.

Existe também o garimpo de marcas mais conhecidas e até mesmo luxuosas. Muitos brechós atuam com esse tipo de peça e podem ser bons itens para incluir na sua loja de moda circular, devido à procura do público.

Faça um mapeamento onde pode encontrar peças viáveis para venda e elabore uma rotina de garimpos para deixar a sua vitrine sempre atrativa e cheia de novidades.

4.  Meios de pagamento

Assim como em outros modelos de negócio, oferecer diversos modelos de pagamento é importante para manter o fluxo de caixa em dia, atrair mais clientes e não perder nenhuma oportunidade de vendas.

Você pode contar com a Getnet, contratando uma de nossas maquininhas e oferecer a possibilidade da sua clientela pagar com crédito, débito, Pix e até links de pagamento para compras online, pelas redes sociais.

Leia mais: Conheça a Get Clássica, a máquina de cartão feita com resíduos descartáveis

5.  Divulgação

Mesmo que o seu brechó seja em ambiente físico, crie páginas de divulgação nas redes sociais mais visuais, como Instagram e Pinterest.

Poste conteúdos de fotos e vídeos com as peças, valores, legendas criativas e divulgue bastante em todos os canais que conseguir.

Gostou das dicas? Agora que você já conhece o propósito da moda circular e das possibilidades de investir nesse negócio, que tal começar já? Você pode contar com a Getnet para a contratação de nossas soluções de pagamento pelo site ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000 – regiões metropolitanas ou 0800 648 8000 – demais localidades).

Artigos relacionados

Artigos recentes