Foram longos meses para o setor de alimentação desde que as primeiras medidas restritivas foram anunciadas para conter a pandemia do coronavírus. Muitos bares e restaurantes não sobreviveram à crise e outros tiveram que adaptar o seu modelo de negócio para não serem obrigados a fechar as portas. Por isso, queremos compartilhar um Manual de Sobrevivência para ajudar a manter o seu restaurante funcionando, mesmo nos momentos mais difíceis.
Desde o começo da pandemia, mais de 200 mil restaurantes e similares de todo o país encerraram as atividades. O levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) ainda revela que 85% dos estabelecimentos estão faturando menos que antes da crise. A inadimplência do setor também é maior que a média.
Inovação, criatividade e informação são os pilares de sustentação para enfrentar esse momento.
Veja o primeiro vídeo da série Superar, que conta como proprietários de bares e restaurantes recriaram o seu negócio.
Confira as nossas dicas para encarar esse desafio.
5 estratégias para lidar com a crise
Fomos pegos totalmente de surpresa no começo de 2020 por uma pandemia de um vírus sobre o qual não tínhamos muito conhecimento. Hoje, ainda que a situação esteja longe de estar controlada, podemos dizer que já sabemos com o quê estamos lidando. Conhecemos os protocolos para o enfrentamento do coronavírus e para o funcionamento das atividades econômicas.
Agora, temos a oportunidade de aprender com quem conseguiu driblar a crise e tirar algumas lições valiosas para levantar o próprio negócio. Veja os principais movimentos do setor.
1) Foco no Delivery
Já diz o ditado, “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”. Segundo pesquisa encomendada pela VR Benefícios ao Instituto Locomotiva, 81% dos estabelecimentos comerciais no Brasil passaram a fazer delivery durante a pandemia e vão manter essa modalidade. Os comerciantes adotaram ferramentas digitais para administrar os pedidos e as entregas. Redes sociais como o Whatsapp e Instagram, e-commerce próprio e os aplicativos de entrega já fazem parte do “novo normal” de muitos restaurantes.
2) Investir em marketing digital
Como você não tem o apelo presencial do cheiro da comida no salão do restaurante ou de um belo prato chegando à mesa, é preciso descobrir novas formas de comunicar essa experiência. As redes sociais tomaram a linha de frente das estratégias de marketing dos estabalecimentos e, além de fortalecer a conexão com os clientes, foram fundamentais para alcançar um público maior.
No vídeo abaixo você confere uma live da PEGN, com apresentação do Santander, sobre A importância das redes sociais nos negócios durante a pandemia.
3) Repensar o cardápio
Você já entrou em um restaurante e notou um QR Code na mesa? A pandemia da Covid-19 praticamente eliminou o menu comum. Para diminuir os pontos de contato, muitos restaurantes já aderiram a menus totalmente digitalizados. É um investimento que vale a segurança dos seus clientes e funcionários.
4) Diversifique os produtos
Sabe aquele molho delicioso do prato mais pedido da casa ou a geleia que vai naquela sobremesa deliciosa? Você também pode oferecer esses produtos individualmente. Dessa forma, você expande o seu leque de produtos e ainda propõe uma experiência prolongada do cliente com o seu negócio.
5) De olho nos protocolos
Não poupe esforços para comunicar aos clientes os cuidados que o estabelecimento tem com a sua saúde e segurança, assim como a de seus funcionários. Evite aglomerações, respeite o limite de lotação permitido e o distanciamento entre as mesas, reforce a limpeza e não economize nas máscaras e álcool em gel. Respeite as boas práticas do setor e siga sempre as recomendações oficiais, em especial da Organização Mundial da Saúde (OMS).
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