Google Meu Negócio: Saiba como melhorar sua presença online
Garantir uma presença online com o Google Meu Negócio é fundamental para todos os modelos de empreendimentos, mesmo quando a sua empresa não possua um site específico.
A internet se tornou uma ferramenta essencial para donos de marcas que desejam alavancar o crescimento, seja ele online ou em ambiente físico e querem se destacar em meio à concorrência.
Além de investir na criação de sites e redes sociais, outra ferramenta que melhora a performance da sua empresa no digital é o Google Meu Negócio, criada por uma das maiores empresas de tecnologia do mundo para ajudar os empreendedores.
Se você ainda não utiliza essa ferramenta, esse é o momento de repensar suas estratégias digitais e inserir agora a sua marca por lá. Continue conosco para entender mais:
O que é o Google Meu Negócio?
Essa ferramenta foi criada pelo Google em 2014 e veio para facilitar a vida dos empreendedores, com uma ajuda gratuita de melhor posicionamento no universo digital e aumentando as oportunidades de destaque.
Isso porque, de acordo com o próprio Google, “empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”. Essa condição é ainda mais forte quando o negócio é local.
Pense bem: vamos supor que você seja dono de uma lanchonete. Se um potencial cliente, com fome, próximo a você, buscar “lanchonete” no Google, o seu estabelecimento vai aparecer como uma opção?
Se a resposta for “não”, você pode ter pedido uma grande oportunidade de venda.
Essa ferramenta ajuda a eliminar esse problema, pois quando alguém pesquisa um produto ou serviço, o Google realiza um mapeamento a qual o seu negócio pode ser um resultado viável. Assim, a ferramenta informa ao cliente a localização, rotas viáveis para chegar à sua loja, telefone, e-mail, avaliações, horário de funcionamento, fotos, vídeos e demais informações importantes.
Como se cadastrar no Google Meu Negócio?
1. Acesse a página inicial e clique no botão “comece agora”.
2. Ao abrir a página, você precisa preencher o formulário com todos os dados possíveis: nome da empresa, país, endereço, código postal, etc.
3. Na próxima página, verifique se todas as informações estão corretas e confirme que aceita os termos de serviço, além da autorização de gerenciamento. Clique em continuar.
4. Inclua um número de celular. Nele, você receberá um SMS com o código exclusivo.
5. Insira o código quando a página solicitar.
6. Prontinho. Você será automaticamente direcionado para a sua nova página do Google Meu Negócio.
Por que usar o Google Meu Negócio?
Além da possibilidade de ser encontrado com mais facilidade, o Google Meu Negócio te ajuda com outras oportunidades e desafios:
- Interação com os clientes;
- Resultados de buscas;
- Melhorias em processos de venda;
- Maior credibilidade;
- Maior visibilidade;
- Informações relevantes de seus clientes;
- Dados de busca essências.
Como garantir uma presença online de qualidade com o Google Meu Negócio?
Agora que você já entende o que é a ferramenta, como cadastrar e porque utilizar, acompanhe as dicas para manter a presença online fluindo sempre bem:
1. Mantenha seu perfil atualizado
Após criar um perfil é preciso mantê-lo atualizado, com informações mais recentes sobre a sua empresa. Portanto, qualquer mudança relevante, como dados de contato, endereço ou até mesmo novos produtos, abra o perfil de sua conta e atualize imediatamente.
Esse tópico é de muita importância! Com o perfil atualizado, os clientes não terão dificuldades nas pesquisas.
2. Incentive o feedback dos clientes
Os feedbacks são importantes para validar a qualidade do seu serviço para futuros clientes. É a famosa história de que não existe marketing mais eficiente do que o “boca a boca”. Mesmo na presença digital, é importante que as pessoas recomendem sua empresa.
Por isso, busque estimular os clientes para que eles avaliem seu negócio na internet após utilizar seu serviço. Se a avaliação não for positiva, mostre-se pronto para resolver o problema.
3. Publique imagens ou vídeos
Nada como poder visualizar da forma mais clara o produto ou serviço que está procurando nos sites de busca. É nesse contexto que o uso de imagens é tão importante para a presença da sua marca.
Incluir imagens ou vídeos do seu negócio, seja do espaço físico ou dos seus produtos, entrega um conteúdo com mais confiança no que você tem a oferecer.
4. Acompanhe sua performance
Por último, mas não menos importante, busque sempre acompanhar como está seu desempenho no universo digital. Isso te ajuda a ver o que realmente está ou não funcionando para fazer ajustes e conseguir melhorar a presença da sua empresa.
O Google Meu Negócio entrega para você dados específicos e periódicos sobre o resultado de buscas. Por lá você consegue identificar quantas vezes o seu estabelecimento foi indicado, quantos cliques você recebeu e muito mais. Avalie sempre esses resultados e crie estratégias para melhoria de cada índice quando necessário.
E então? A sua marca já possui uma presença online de qualidade com o Google Meu Negócio? Cuide já desse perfil e aumente as suas chances de faturamento. Conte sempre com a Getnet para aprimorar o seu Negócio de Sucesso! Você também pode contratar nossas soluções de pagamento pelo site ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000 – regiões metropolitanas ou 0800 648 8000 – demais localidades).