O fim de ano chegou e com ele aquele sentimento aflorado de estabelecer metas e alinhar as expectativas para 2023!
Mas calma! Esse também é o momento de focar no seu negócio e se planejar para grandes oportunidades de vendas com as festas de Natal e Ano Novo.
Pensando nisso, separamos aqui 5 dicas para você preparar o seu estabelecimento para o fim de ano e aproveitar a época mais festiva de 2022:
1. Decoração
Muitos brasileiros consideram o Natal a melhor época do ano. Portanto é importante deixar o seu estabelecimento no clima para atrair a clientela que é fã desse espírito.
Sendo assim, não subestime a decoração com pisca-pisca, árvores de natal, guirlandas, renas e Papai Noel. Invista nesses itens para deixar a sua loja aconchegante e convidativa.
Já falamos por aqui sobre a importância da vitrine para despertar atenção dos consumidores. Capriche nessa parte também no Natal, incluindo os produtos mais procurados da sua loja.
2. Promoções
Sim, não importa a data festiva, criar boas promoções, sempre é uma boa estratégia para atrair clientes ao seu negócio.
Escolha produtos ou serviços aos quais você pode oferecer descontos especiais nessa época do ano. Caso não seja possível, dê brindes em compras com maiores valores ou benefícios do tipo “leve dois e pague um”, por exemplo.
Anuncie todas as promoções em suas redes sociais, site, carro de som ou quaisquer ferramentas específicas para esse tipo de anúncio. O importante é divulgar o máximo e garantir que seu público alvo saiba onde te encontrar.
LEIA MAIS: Comece a se preparar já para as vendas de fim de ano
3. Produtos temáticos
Ainda pensando na sua clientela fã de Natal, é interessante incluir no seu estoque, produtos temáticos de natal mesmo que seu estabelecimento não venda esse tipo de item no restante do ano.
Um evento que contribui muito com as vendas de produtos temáticos está chegando em massa: o amigo secreto.
Por isso, pense em embalagens douradas, com fitas que lembrem o Natal ou até mesmo lembrancinhas específicas.
Algumas sugestões do que você pode incluir na sua lista de estoque para o Natal:
- Fantasias de Papai e Mamãe Noel
- Gorros
- Guirlandas
- Enfeites (anjos, renas, Papai Noel, árvores pequenas, bolas, estrelas, laços, etc)
- Presépios
- Velas decorativas
- Luzinhas
- Cestas de natal
- Biscoitos
- Comidas típicas, se o seu estabelecimento for no ramo alimentício (peru assado, bacalhau, torta de nozes, rabanada, panetones, etc.)
4. Mensagens de fim de ano
Envie mensagens de fim de ano para os seus clientes. Além de agradecer pela parceria do ano que está finalizando, essa é uma boa ideia para fidelizá-lo para o ano que vem.
Quem não gosta de ser lembrado, não é mesmo?
Personalize cada mensagem com o nome do seu cliente e se possível, inclua momentos únicos como “espero que aquela peça que escolhemos com tanto carinho, tenha feito você se sentir incrível no casamento de seu filho”.
Você pode enviar por e-mail, WhatsApp ou DM nas redes sociais, principalmente se o cliente for um seguidor da sua página.
Abaixo, 3 sugestões de mensagens que você pode adaptar:
- “[nome do cliente],
Nosso trabalho só fez sentido esse ano, por causa de clientes tão especiais quanto você! Obrigada pela parceria em 2022 e te esperamos com mais novidades e soluções no próximo ano!
Boas festas para você e toda sua família!”
- “[nome do cliente],
Às vezes faltam palavras para agradecer o privilégio de ter você como nosso cliente. É por pessoas assim que continuamos nosso trabalho com tanta dedicação.
Muito obrigado pela confiança!
Feliz Novo Ano. Nos vemos em 2023!”
- “Feliz ano novo, [nome do cliente]!
Que em 2023 você continue abençoado e próspero. Lembre-se do [nome do seu estabelecimento] quando quiser comemorar as suas realizações, que temos certeza, serão muitas.
Obrigada por ser nosso cliente tão especial! Boas Festas!”
5. Atendimento
Por fim, mas não menos importante, capriche muito no atendimento!
Além de manter o espírito natalino, treinar a sua equipe para prestar o melhor atendimento é fundamental nessa época.
Devido a grande movimentação no comércio, inevitavelmente você vai disputar atenção com os seus concorrentes e se destacar no atendimento pode garantir mais vendas.
Seja atencioso com todas as pessoas que entram em sua loja, mesmo as que aparentemente só buscam informações ou estejam cotando produtos. Esse ato pode facilitar a decisão de compra.
Outra situação importante no quesito atendimento, é oferecer ao seu cliente diversas formas de pagamento, como cartões de crédito, débito, pix e crediário. O pacote completo no atendimento, aumenta o poder de compra e incentiva o seu cliente a comentar a boa experiência de compra que teve em sua loja com outros possíveis clientes.
Pronto! Agora você já pode colocar a mão na massa e se preparar ainda mais para a época mais festiva do ano. Continue contando com o Negócio de Sucesso para mais dicas e informações. Você também pode contratar todas as nossas soluções de pagamento pelo site, por meio das agências Santander ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000- regiões metropolitanas ou 0800 648 8000- demais localidades).