5 dicas de como prospectar clientes para o seu negócio

5 dicas de como prospectar clientes para o seu negócio

Prospectar clientes é um dos maiores desafios de uma empresa que está começando no mercado de serviços e produtos.

No início, pode não ser fácil entender como atingir seu público com mais efetividade e de acordo com o perfil da sua empresa. Construir uma relação com esses clientes, precisa de métodos eficazes.

A prospecção envolve muitas etapas, como identificar o cliente ideal para o seu negócio, encontrar meios de como e quando fazer contato com ele, usar a abordagem adequada, dentre outros passos.

E, ao contrário do que se pode pensar, prospectar não necessariamente significa vender. O passo a passo de prospecção serve para chegar ao público, e apesar de não se ter uma fórmula concreta para esse processo, existem algumas maneiras de facilitar o acesso a possíveis consumidores da sua marca.

Então, para te ajudar ainda mais nessa missão, vamos te dar aqui 5 dicas de como prospectar clientes para o seu negócio:

1.  Defina o perfil ideal

Antes de partir de fato para a ação, é preciso se organizar e entender qual tipo de público você deseja atender. A partir disso, você consegue definir qual é o perfil do seu cliente: pessoa física ou jurídica, idade, gênero, classe social… no geral, clientes que possuem características e problemas comuns, que podem ser resolvidos com as soluções que o seu negócio oferece.

Entender quem precisa dos seus serviços é importante para desenvolver a melhor abordagem a ser usada com esse público.

2.  Conheça a concorrência

Estudar mais sobre os concorrentes da sua empresa pode te ajudar a ter uma visão melhor sobre os seus clientes. Veja quais são as marcas do seu segmento que tem uma boa relação com os clientes e entenda também quais são os passos usados por elas para manter essa conexão e como você pode se espelhar nisso.

Lembre-se: inspiração não é cópia. Busque o seu diferencial, seja na forma de tratamento, na qualidade do produto, no pós venda… É preciso se destacar para estar um passo a frente.

3.  Peça indicações dos clientes atuais

Você já deve ter ouvido bastante essa frase: o melhor marketing é a indicação.

Portanto, se a sua empresa já possui uma carteira de clientes que acreditam e confiam no seu trabalho, com certeza eles conhecem outras pessoas que se interessariam também.

Seja um familiar ou um amigo, neste momento as indicações são muito válidas pois serão pessoas que já terão relatos de experiências reais com o seu negócio.

4.  Aproveite os canais online

As redes sociais e a internet são ótimos meios para conquistar novos clientes. Hoje em dia, muitas ferramentas possibilitam que você atinja os públicos certos com uma propaganda ou entenda melhor os comportamentos deles.

Um bom exemplo do uso de canais online para conseguir clientes é o e-mail marketing, que pode ser mandado para uma lista extensa de contatos.

Algumas empresas de marketing podem te ajudar nesse caminho, desenvolvendo a lista e mensagens assertivas para serem disparadas. Vale a pena!

5.  Acompanhe os resultados

Todo o processo precisa de metas. Estabelecê-las é muito importante para saber qual caminho trilhar e verificar se a estratégia está sendo efetiva. Sendo assim, é fundamental acompanhar os resultados de perto e adaptar o passo a passo caso seja necessário.

Todos os envolvidos nesse processo, devem ter clareza quais são os resultados ideais, seja a quantidade de possíveis clientes que respondem à sua abordagem, clientes que fecham negócio com a sua empresa, quantidade de prospecção semanal, dentre outras metas.

Analise os seus números com atenção, assim consegue identificar o caminho ideal para gerar mais negócios para sua marca.

Onde buscar potenciais clientes?

Agora que você já viu algumas técnicas para prospectar clientes, é importante saber onde procurá-los.

Como mencionamos acima, o processo de prospectar clientes é amplo e não existe uma fórmula universal para todas as empresas, no entanto, é válido entender que existem canais que podem render boas fontes de prospecção, por exemplo:

  • Redes sociais;
  • atualização de cadastros de clientes antigos;
  • indicações;
  • participação em eventos, como feiras e outras convenções;
  • marketing de conteúdo.

Prospectar clientes é necessário em cada momento da sua empresa. Fique sempre atento a esse passo a passo e conte com a Getnet para se manter por dentro de informações e dicas que cercam o seu Negócio de Sucesso! Você também pode contratar nossas soluções de pagamento pelo site ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000 – regiões metropolitanas ou 0800 648 8000 – demais localidades).

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