Você sabe calcular o preço de venda do seu produto e serviço?

Como você define o preço de venda do seu produto ou serviço? Se ainda não faz parte do seu vocabulário termos como gastos fixos e variáveis, custo e despesa e margem de contribuição, provavelmente, você está fazendo tudo errado.

Mas, calma, não precisa se desesperar! Vamos por partes. Primeiro, você precisa entender o significado de alguns termos que vão aparecer quando o assunto é preço de venda.

  • Gastos fixos: é o gasto que sempre vai existir para a manutenção do seu negócio e não está ligado a um produto ou serviço, como o aluguel, por exemplo.
  • Gastos variáveis: é o dinheiro que você gasta com a comercialização de um produto ou serviço, como a reposição de estoque.
  • Custo: são os recursos envolvidos diretamente na produção de um bem ou serviço.
  • Despesas: está mais ligado às questões administrativas, trata-se dos recursos utilizados na gestão do empreendimento.
  • Margem de contribuição: é o famoso ganho bruto, ou seja, quanto do que você receber com a venda de cada produto poderá ser destinado a cobrir custos e despesas do seu negócio, e ainda gerar lucro. 

Para descobrir a sua margem de contribuição,você pode fazer o seguinte cálculo:

Margem de contribuição = Valor das vendas – (Custos variáveis + Despesas variáveis)

Também pode te interessar: MEI: tudo que você precisa para obter microcrédito

Preço de venda na prática

Já aconteceu de você olhar para o preço de venda dos concorrentes e destoar muito do praticado por você? Quando a sua concorrência cobra um valor muito acima ou muito abaixo do seu, também é um sinal de que algo pode estar errado. Claro que há alguns fatores que influenciam diretamente no preço:

  • Valor pago aos fornecedores.
  • A margem de contribuição pode estar muito alta ou muito baixa.
  • Qualidade diferente da matéria-prima.
  • Embalagem.
  • Percepção do cliente sobre a marca.

Dito isso, você pode utilizar alguns métodos para formar preços de venda, porém o cálculo mais simples é o seguinte:

Preço de venda = custos + despesas + lucro.

Esse valor deve ser suficiente para conseguir quitar os custos e despesas, além de gerar lucro. É preciso chegar a um valor redondinho para não prejudicar o seu negócio. Um valor muito alto vai espantar os clientes e jogá-los nos braços da concorrência. Já um preço muito barato pode desvalorizar o seu produto ou serviço e te dar muito prejuízo.

Como o assunto é bem complexo, vale dar uma olhada no curso que o Sebrae preparou para explicar a Formação do preço de venda. Nele, você vai aprender:

  • Componentes do preço de venda
  • Estrutura de custos
  • Planejamento de custos
  • Regime de caixa e regime de competência
  • Custos variáveis
  • Formação do preço de venda
  • Determinação do preço de venda

Continue acompanhando o nosso blog para saber tudo o que você precisa fazer para ter um Negócio de Sucesso.

Confira os artigos da série “Manual de Sobrevivência”:
Manual de Sobrivência do pequeno negócio: Estética e Beleza
Manual de Sobrevivência do pequeno negócio: loja de roupas e acessórios
Manual de Sobrevivência Alimentação: muito mais que delivery para driblar a crise

Artigos relacionados

Artigos recentes