Já passou o tempo em que a prospecção e a captação de clientes era feita exclusivamente por meio de ligações, cartões de visita, reuniões, etc. O Inbound Marketing surgiu no mercado como uma alternativa a esses tipos de abordagens.
Ao invés de ir atrás do cliente diretamente, a proposta de uma estratégia de Inbound é atrair o consumidor até o seu negócio por meio da produção de conteúdo relevante. Assim, aos poucos, ele avança nas etapas do funil até que esteja preparado para realizar a compra.
Basicamente, funciona da seguinte forma: o lead (cliente qualificado) consome seus conteúdos, reconhece que tem um problema, considera opções para resolvê-lo e, por fim, toma a decisão de compra com base nas informações que você ofereceu a ele.
Dá trabalho? Sim! Estratégico, principalmente. Porém, o mais importante: dá resultado! E é menos trabalhoso e custoso do que outros tipos de estratégias menos atuais. Portanto, vale a pena muito a pena seguir esse caminho.
Mas, se você ainda não estiver totalmente convencido e quiser saber mais sobre o assunto, não se preocupe. Neste artigo, selecionamos os três principais motivos para você investir em Inbound Marketing agora mesmo. Confira!
1. Visibilidade
Já ouviu falar que quem não é visto não é lembrado? No mundo dos negócios, tenha você uma loja física ou um e-commerce, também é assim que funciona. Sobretudo no ambiente digital, ser visto pelo seu público-alvo é fundamental para ter sucesso.
Nesse sentido, o Inbound Marketing tem como pilar o SEO (otimização de mecanismos de busca), que tem como principal objetivo levar seus conteúdos para a primeira página do Google.
Assim, o consumidor encontra sua empresa com mais facilidade, sua marca ganha autoridade dentro do seu nicho de atuação e um maior número de compradores potenciais são gerados com um menor esforço.
2. Economia
As formas de prospecção e captação de clientes mencionadas acima (ligações, cartão de visita, reuniões, etc.) são bem caras. Para alguns segmentos, elas são importantes e continuam sendo usadas, mas, mesmo nesses casos, o Inbound Marketing pode ser um agente facilitador.
A estratégia tem sim custos, porém muito menores em comparação às anteriores. Afinal, o objetivo é despertar o interesse do cliente, não vender um produto de forma direta. Logo, basta produzir conteúdos por meio dos canais de interesse da sua empresa, como site, blog, redes sociais, etc.
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3. Métricas
Como o Inbound Marketing é uma estratégia online, é possível mapear o comportamento do consumidor. Assim, você observa como ele age e acompanha a jornada de compra de forma simples e prática.
Ter acesso a dados que revelam os resultados de determinadas ações da sua empresa é vantajoso em muitos sentidos. Afinal, permite que você conheça melhor seu público, faça testes para ver o que funciona melhor e, a com base nisso, desenvolva novas atividades.
Vale ressaltar que o retorno das estratégias de Inbound Marketing normalmente é percebido em médio ou longo prazo. Portanto, é importante ter paciência e consistência, além de traçar uma estratégia de produção de conteúdo que faça sentido para o seu público.
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