Você abre os portais de notícia, assiste a um telejornal, escuta uma rádio ou podcast de economia e a “Taxa Selic” é um termo quase onipresente. Mas você sabe realmente o que significa?
E eu não estou falando apenas sobre a definição (embora seja um bom ponto de partida), mas o que eu quero saber é se você entende como a taxa Selic mexe com o seu bolso e afeta o seu dia a dia?
Se você não sabe a resposta, esse artigo foi todinho feito pra você. Fica até o final que você vai ver que o termo não é nenhum bicho de 7 cabeças. Vem comigo!
LEIA MAIS: Educar para prosperar: conheça a plataforma de educação financeira da Getnet
3 momentos em que a taxa Selic afeta o seu bolso
Vamos começar pela definição mais simples: Selic é a taxa básica de juros da economia, é a “taxa mãe”. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação. Isso significa que a Selic é usada como referência para todas as outras taxas do país. Até aqui tudo bem, certo? Mas vamos às consequência das variações dessa taxa na prática.
1) Influência direta no seu dinheiro investido
Tenha em mente uma regra clara: quando a Selic aumenta os juros sobem também. Então, se você investe em um fundo de renda variável, por exemplo, o seu rendimento será melhor quando a taxa estiver mais alta. Mas, nem tudo são flores…
2) Impacto na antecipação de recebíveis
O recurso de antecipação de recebíveis faz toda diferença para os pequenos e médios empreendedores que precisam de um empurrãozinho. Isso porque é possível receber pelas vendas feitas na maquininha no crédito à vista e parcelado em apenas 1 dia, sem nenhuma burocracia. Se quer entender direitinho como funciona, dá uma olhada nesse artigo super completo que já fizemos sobre o tema: Antecipação de recebíveis: você aproveita ao máximo esse recurso?.
A questão é, com o aumento da taxa Selic, o custo para antecipar o dinheiro para o cliente também aumenta e, como a margem das instituições financeiras nesse tipo de recurso é muito restrita, é preciso repassar esse custo. Por isso, você pode perceber alguma variação de taxa na hora de antecipar o seu dinheiro.
3) Inflação x Selic
O termo popular é inflação, mas o nome oficial no mercado é Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, ou IPCA, embora existam outros índices no país. A taxa Selic e o IPCA caminham lado a lado. Ou seja, quando o IPCA sobe, a Selic sobe também. Quando isso acontece, os preços aumentam e o poder de compra das pessoas diminui. Quando o IPCA cai, a Selic cai também. Nesse caso, a população tem maior acesso aos bens de consumo porque consegue comprar mais com o mesmo dinheiro de antes.
E aí, ficou claro que a taxa Selic é algo importante para o seu dia a dia? Acompanhe sempre o Negócio de Sucesso para mais conteúdos que simplificam a sua vida financeira.
Conte com a Getnet para ser seu braço direito nessa jornada empreendedora. Você pode contratar os nossos serviços pelo site ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000- regiões metropolitanas ou 0800 648 8000- demais localidades).