Os pagamentos via Pix estarão disponíveis no Brasil em novembro de 2020. Trata-se de uma nova forma de pagar e receber por meio de dispositivos eletrônicos, em tempo real e até mesmo fora do horário comercial.
Aqui você pode conferir as sete principais dúvidas sobre o Pix, como serão chamados os pagamentos instantâneos no país. Já neste artigo, vamos detalhar as principais vantagens desta inovação, que promete movimentar a economia brasileira.
Conversamos com Valter Hass, especialista em Pix, que explicou as principais vantagens dessa nova forma de pagamento.
Vantagens desse tipo de pagamento instantâneo
Os pagamentos instantâneos regulamentados pelo Banco Central do Brasil devem mudar completamente a nossa forma de realizar compras. Isso porque as transações vão ser mais simples, rápidas e baratas.
Veja em detalhes as principais vantagens do Pix:
1. O Pix é rápido
Hoje em dia, quando precisamos fazer uma transferência de um banco para outro, só podemos fazer em dias úteis e em horário comercial, certo?
Pois com o Pix as transferências podem ser feitas 24h, nos sete dias da semana, incluindo feriados e finais de semana! “É algo que não temos hoje”, explica Valter Hass.
Além disso, não será mais necessário aguardar que o valor “caia” na conta no dia útil seguinte. Com o Pix, o valor é debitado e creditado em questão de segundos.
2. O Pix é simples
Hoje, para fazer um DOC ou TED, é preciso ter em mãos os dados da pessoa que vai receber a transferência, como nome completo, CPF e números da agência e conta. Já para “fazer um Pix”, nada disso será necessário.
Hoje, para fazer um DOC ou TED, é preciso ter em mãos os dados da pessoa que vai receber a transferência, como nome completo, CPF e números da agência e conta. Já para “fazer um Pix”, nada disso será necessário.
A tecnologia dele será em QR Code, uma espécie de código de barras que pode ser lido de um dispositivo eletrônico, como o celular. É só apontar o dispositivo para o QR Code para pagar ou fazer uma transferência.
Ou digitando a chave Pix, que um “apelido” que o cada correntista dará à sua conta, que pode ser CPF/CNPJ, telefone ou e-mail.
3. O Pix é democrático
Esse modelo de pagamento instantâneo não está restrito a bancos, logo, demais instituições de pagamento podem se cadastrar para oferecer o serviço, o que democratiza o mercado financeiro.
Segundo Hass, cerca de 1 mil empresas cadastradas até o momento. “Diferente do modelo chinês, no Brasil, teremos maior livre concorrência, com todos participando da mesma forma”, explica.
Além do mais, para você que é microempreendedor ou autônomo, incluir esse modelo de pagamento como forma de pagamento pode aumentar as vendas, já que quem não tem cartões de crédito poderá fazer compras on-line.
E aí, ficou animado com as vantagens do Pix?