Mesmo quem não tinha ouvido falar em home office até o começo do ano passado, hoje, provavelmente, sabe muito bem o que significa. O brasileiro nunca se interessou tanto pelo assunto e, em abril do ano passado, as buscas por “home office”, “trabalhar de casa” e “trabalho em casa” atingiram o seu nível máximo no Google Trends (plataforma do Google que pesquisa as tendências do momento).
Em linhas gerais, home office é a prática de executar as atividades laborais em ambientes alternativos, geralmente realizado no domicílio do colaborador. Segundo estudo elaborado em abril pela Fundação Instituto de Administração (FIA), o trabalho em casa foi uma estratégia adotada por 46% das empresas durante a pandemia. O mesmo estudo ainda revelou que 30% das empresas brasileiras devem manter o home office mesmo após a pandemia do novo coronavírus.
LEIA MAIS: Comunicação Não-Violenta: técnicas para aplicar na sua empresa
Saiba como implementar o home office na sua empresa
Mas nem tudo são flores nesse sistema de trabalho. Ainda de acordo com a pesquisa feita pela FIA, 67% das companhias admitiram ter dificuldades em implantar o home office. Entre os maiores obstáculos apresentados estão a falta de familiaridade com as ferramentas de comunicação e o comportamento dos colaboradores ao acessarem ambientes virtuais. Poucas empresas se mobilizaram para oferecer o suporte necessário para implementação do teletrabalho; apenas 9% ajudaram nos custos de internet e 7%, nos custos com telefone.
Além disso, algumas regras devem ser observadas pelas empresas ao formalizar o home office. O teletrabalho já está previsto na CLT (artigo 75 A e 75 E) e conta com regras bem claras sobre recursos, local, atividades a serem realizadas, equipamentos etc.
Outro fator importante a ser levado em consideração é a medicina do trabalho, especialmente a ergonomia.
Ergonomia: fator decisivo na prática do home office
É compreensível a dificuldade que é reproduzir o ambiente de trabalho em casa. Mesmo que você não tenha muito espaço, tente reservar um cantinho exclusivamente para trabalhar. E o mais importante: fique muito atento a sua postura. Para isso, tenha uma mesa de trabalho e cadeira ergonômica, que vão te ajudar a manter a postura adequada.
Trabalhar em casa exige regras que devem ser respeitadas para atender a NR 17 do Ministério do Trabalho (também conhecida como Norma da Ergonomia).
- Espaço confortável, organizado e limpo
- Postura adequada
- Ferramentas ideais
- Boa iluminação
Além disso, você pode seguir algumas dicas simples para uma boa prática de home office
- Defina bem seu espaço de trabalho
- Crie uma rotina com horários definidos
- Planeje horários para as pausas
Alguns exercícios de alongamento também podem tornar a sua rotina de home office mais agradável. Além deles, você também pode fazer uma pausa a cada uma ou duas horas, para andar, tomar uma água ou café e sair da postura sentada.
LEIA MAIS: Feedback: Entenda a importância dele dentro das pequenas empresas
Agora que você já sabe como implementar o teletrabalho na sua empresa, que tal pensar em um parceiro para impulsionar o seu negócio? Você pode contratar as soluções de pagamento da Getnet pelo nosso site, por meio das agências Santander ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000- regiões metropolitanas ou 0800 648 8000- demais localidades).
Simplifica e aproveita tudo o que a Getnet tem para gerenciar o seu negócio.