Abrir uma empresa é o sonho de muita gente. Porém, te lembramos que é impossível ter sucesso sem conhecer o cliente do seu negócio.
O guru do marketing Philip Kotler diz que não adianta você achar que conhece o cliente: é preciso ter informações sobre ele. Para isso, é possível lançar mão de inúmeras ferramentas que podem te auxiliar a saber quem é o seu público-alvo e te ajudar a definir um plano de ação.
LEIA MAIS: Fidelizar clientes é o caminho para vender mais
Quanto mais você acessa informações detalhadas de quem compra com você, como idade, localização e preferências, maiores são as chances de oferecer exatamente o que o seu cliente quer, vendendo mais.
Você já conhece o GetData da Getnet? Com esse serviço você acessa todas essas informações e muito mais!
Com a ferramenta da Getnet você tem algumas vantagens como:
- Avaliar o desempenho do seu negócio: saiba o valor do seu ticket médio, média de visitas e fluxo de vendas por horário/dia da semana.
- Indicadores de fidelidade: descubra o gasto médio do seu cliente, dias entre visitas, clientes novos e clientes recorrentes.
- Perfil do consumidor: acesse dados demográficos, comportamento de compra e localização dos seus clientes.
Quer saber como a ferramenta funciona na prática? Dá uma olhadinha no vídeo abaixo:
Agora você pode contar com toda inteligência de mercado da Getnet e da MasterCard para ajudar sua empresa a crescer.
Demais, não?
Conhecer o cliente: dados e comportamento
Quando você não conhece o cliente, pode perder dinheiro tentando vender algo que ele não tem interesse, o que ainda pode empurrá-lo para a concorrência!
Fuja disso! Tenha informações como:
- Desempenho de negócios
Saber valor médio de compras em empresas do mesmo segmento situadas no mercado.
- Fidelidade
Quantos clientes recorrentes você tem?
Saber quais são e quais os dias em que eles costumam frequentar seu negócio pode fazer a diferença na hora de criar alguma promoção.
- Perfil do consumidor
Você vende mais para mulheres? Então, pense em produtos exclusivos para elas! Entender o perfil do seu público-alvo pode te ajudar a desenvolver produtos e estratégias de marketing mais assertivas.
Quer conhecer melhor o seu cliente? Aprenda a fazer uma pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é uma ferramenta fundamental para o empreendedor que quer obter dados e informações mais precisas sobre os seus clientes.
Segundo artigo do Sebrae, a pesquisa serve para analisar o macro e o microambiente em diferentes aspectos:
- Fatores que geram oportunidades.
- Ameaças externas, bem como setoriais.
- Perfil dos clientes e fornecedores.
- Pontos fortes e fracos da concorrência.
- Produtos e serviços que podem ser ofertados, gerando subsídios para a elaboração do plano de marketing.
Veja algumas dicas no vídeo abaixo sobre como fazer uma pesquisa de mercado.
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