Empreender com propósito: a importância de negócios de impacto social

negócios de impacto

Você já ouviu falar em negócios de impacto social? Ao contrário do que muitos imaginam, fundar uma organização sem fins lucrativos não é a única forma de mudar o mundo ao nosso redor.

Nesse sentido, os negócios de impacto social têm conquistado espaço no mercado como uma alternativa para empreendedores que desejam transformar a sociedade e, ao mesmo tempo, obter retornos financeiros.

Quer saber mais sobre esse modelo de negócio? Neste artigo, vamos explicar o que é, como funciona e qual é a importância, além de apresentar alguns exemplos. Confira!

O que são negócios de impacto social?

Basicamente, os negócios de impacto social podem ser definidos a partir de duas principais características:

  • propósito de solucionar ou contribuir para a solução de um problema social e/ou ambiental;
  • não depender de doações para se manter (empresas financeiramente autossustentáveis).

Dessa forma, esse modelo de negócio se diferencia das organizações filantrópicas, que são mantidas por doações e regidas por legislação própria.

Como funcionam?

O funcionamento dos negócios de impacto social é bastante semelhante aos modelos de negócio tradicionais. A principal diferença é que os lucros obtidos são usados para cobrir custos de planejamento e execução, com o objetivo de ampliar o impacto social gerado pela organização.

Com isso, diferentemente dos modelos de negócio tradicionais, o sucesso de um negócio de impacto social não está relacionado aos resultados financeiros, mas sim ao impacto social gerado pelas atividades desenvolvidas para organização.

Ou seja, o foco é, acima de tudo, promover uma transformação social por meio do trabalho executado.

Qual é a importância?

Por si só, as mudanças realizadas na sociedade dão uma importância enorme aos negócios de impacto social.

Isso porque minorias, causas ou grupos são beneficiados pelas atividades que a empresa desempenha, diminuindo a desigualdade, solucionando problemas e amenizando algumas questões.

Além disso, esse modelo de negócio é um incentivo à inovação e ao empreendedorismo, pois, como o foco é resolver um problema específico — e, normalmente, complexo — os empresários são obrigados a pensar fora da caixa e a fugir de alguns padrões de negócio.

Por fim, as comunidades locais são incentivadas a colaborar com o negócio, o que também promove princípios e valores relacionados à questões sociais essenciais para as organizações. 

Exemplos de negócios de impacto social

Agora que você já sabe o que são negócios de impacto, como funcionam e qual é a importância, selecionamos três exemplos de empresas brasileiras para você se inspirar. Veja!

Moradigna

O Moradigna é um projeto que busca mudar a vida de brasileiros que vivem em moradias insalubres. A empresa realiza reformas por valores acessíveis e possibilita que famílias morem em um ambiente bonito e, acima de tudo, saudável. 

Até o momento, já foram realizadas mais de 800 reformas, impactando a vida de mais de 2.500 pessoas.

Nós, mulheres da periferia

O site Nós, mulheres da periferia foi criado em 2012 a partir da repercussão de um artigo publicado na Folha de São Paulo. Atualmente, o portal aborda questões de território, raça e classe, sob o olhar de mulheres periféricas.

MaturiJobs

A plataforma MaturiJobs foi fundada em 2015 e reúne oportunidades de capacitação profissional, redes de contato e emprego para pessoas com mais de 50 anos que procuram trabalhos voluntários e/ou empregos formais.

Há mais de 175 mil profissionais cadastrados na plataforma, 1.200 empresas e 80.000 candidaturas. Além disso, o site recebe mais de 70 mil acessos mensais.

Todas essas iniciativas são incríveis, não é mesmo? Então, aproveite esse momento para refletir como seu negócio pode contribuir para a transformação da sociedade. Até mesmo pequenas atitudes podem ter grandes impactos. 

E, lembre-se, conte sempre com o Negócio de Sucesso para dicas de como administrar seu negócio e para obter mais informações sobre o mercado. Você pode contratar as nossas soluções de pagamento pelo site, por meio das agências Santander ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000- regiões metropolitanas ou 0800 648 8000- demais localidades).