Tudo que você precisa saber para planejar o seu ano comercial

planejar seu ano comercial

Nós já falamos algumas vezes por aqui sobre a importância do planejamento estratégico para o bom desenvolvimento do seu negócio. Mas a gente não gosta só de jogar as ideias aqui e sair correndo. É muito mais gostoso quando podemos dizer: é isso e podemos provar!

Então vamos à alguns fatos: 

  • 27% das empresas quebram após apenas 1 ano em atividade. 
  • Quase 60% vão fechar as portas antes de completar 4 anos. 
  • 6 de cada 10 empresas encerram as suas atividades após 5 anos.
    (Fonte: IBGE) 

As grandes vilãs dos empreendimentos de sucesso são a falta de conhecimento sobre o próprio negócio aliada à falta de planejamento. Se essa dupla não for combatida com capacitação e uma boa organização, o desfecho pode ser fatal. E nós estamos aqui justamente para impedir que isso aconteça. 

Por isso, pode abrir sua planilha, seu documento em branco, seu planner, o que você achar melhor, e já traçar um plano para todo ano de 2022. 

5 passos para um planejar seu ano comercial

 
Fique tranquilo que você não precisa ser muito específico e fornecer informações detalhadas agora. É só pra dar um norte e uma ideia geral do plano macro do seu negócio. 

Vamos lá? 

1) Defina os objetivos 

Tente listar o que você deseja realizar no seu negócio em 2022. Se você está perdido, vou te dar uma ajudinha com alguns itens que podem aparecer na sua lista. 

  • Você quer aumentar as suas vendas? 
  • Melhorar a taxa de conversão? 
  • Escalar o seu negócio? 
  • Melhorar as suas redes sociais e ampliar o alcance da marca? 

A partir disso, comece a pontuar como você pretende desenvolver cada área. Lembre-se que tudo isso não pode ficar apenas na teoria. É importante colocar tudo em prática imediatamente e envolver toda a sua equipe nesse processo. 

Você já ouviu falar na definição de metas SMART? 

A sigla em inglês significa: 

S → Específica 

M → Mensurável 

A → Atingível 

R → Relevante 

T → Temporal 

Ou seja, você precisa levar esses 5 fatores em consideração ao definir suas metas. É meio autoexplicativo, mas em linhas gerais trata-se de:

  • Definir o que você pretende fazer. 
  • Avaliar como vai medir os resultados. 
  • Analisar (com base em resultados do passado) se o que você deseja pode ser atingido
  • Certificar-se de que o que você pontuou é realmente relevante para o seu negócio. 
  • Calcular quanto tempo será necessário para atingir essas metas. 

2) Conheça bem o seu cliente 

Você precisa saber tudo sobre o seu cliente. Pode até parecer exagero, mas não é! Qualquer abordagem de venda (seja no físico ou no digital) será muito mais assertiva se você conhecer a fundo o perfil do consumidor do seu produto. 

Faça uma análise de perfil detalhada, levando em consideração: 

  • Idade
  • Localização geográfica
  • Gênero 
  • Quais são os seus produtos preferidos?
  • Quais são os produtos que têm menos saída?
  • Por que o seu cliente compra de você? 
  • O que eles falam sobre o seu produto? 

SAIBA MAIS: As informações fundamentais para você conhecer o cliente

3) Capacitação é muito importante 

A capacitação profissional é crucial para o desenvolvimento saudável da sua empresa. E falando nisso, é impossível não mencionar o Programa Avançar +, uma plataforma repleta de conteúdo feito para impulsionar o seu negócio. 

Confira alguns cursos que você encontra por lá: 

  • Educação Financeira
  • Fluxo de Caixa 
  • Gestão Responsável do seu Negócio
  • Formas de Pagamento
  • E muito mais! 

E o melhor, o acesso aos cursos é totalmente gratuito. Tá esperando o que pra se matricular agora mesmo? 

SAIBA MAIS: Capacitação profissional: cursos gratuitos para impulsionar seu negócio

4) Calcule o investimento em Marketing 

O universo online é o ambiente perfeito para pequenas e médias empresas tornarem a sua marca mais conhecida. Mas a dúvida que fica é: como definir o orçamento para o marketing digital? Tudo vai depender do tamanho da sua empresa, o tipo de mercado, lucros e concorrência.

Você já deve ter ouvido falar em ROI (Return on Investiment), certo? Essa é uma das métricas mais importantes do marketing. 

A fórmula é assim:

Vamos a um exemplo prático: Imagine que o ganho da sua empresa seja de R$ 100 mil e o seu investimento inicial em marketing digital seja de R$ 10 mil. Aplicando a fórmula de ROI acima, temos:

ROI = (R$ 100.000,00 – R$ 10.000,00) / R$ 10.000,00

ROI = 9

Isso significa que o Retorno Sobre o Investimento foi de 9 vezes o seu investimento inicial. Note que se você multiplicar o resultado por 100 poderá obtê-lo em porcentagem – no caso, 900% de retorno.

Vale a pena, né? 

Agora é preciso decidir onde você vai aplicar esse dinheiro. Pode ser em posts patrocinados nas redes sociais, campanhas de anúncio no Google, fotos bonitas dos seus produtos para bombar no Instagram, influenciadores para divulgar a sua marca etc. 

5) Seja proativo 

Quanto mais atento você estiver ao cenário, mais rapidamente será a adaptação diante de uma crise ou uma situação emergencial. E isso foi algo que 2020 ensinou para todo mundo, não é mesmo? Conheça o seu mercado, leia pesquisas relevantes para o seu negócio e esteja sempre pronto para agir e mudar a rota quando for necessário. 

Pronto! Agora você já tem bastante material para trabalhar no planejamento do seu ano comercial. É hora de botar a mão na massa e botar na ponta do lápis tudo que você deseja para o seu negócio neste ano. Você também pode contratar todas as nossas soluções de pagamento pelo site, por meio das agências Santander ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000- regiões metropolitanas ou 0800 648 8000- demais localidades).