Pix e as 3 tendências para o futuro do pagamento

0
117
pix-tendências

Os meios de pagamento estão em constante evolução e o Pix tem tudo para provocar uma grande mudança na economia. Neste texto, vamos te explicar qual a ligação entre as novas formas de pagamento com o sucesso do seu negócio.

O Pix é uma marca única criada pelo Banco Central do Brasil para pagamentos instantâneos, uma nova maneira  de realizar transações financeiras que começará a ser disponibilizada no Brasil em novembro de 2020.

Na prática, os pagamentos instantâneos acompanham uma tendência de modernização, reduzindo a circulação de dinheiro em espécie.

Um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo mostra que os pagamentos por aproximação  e o uso de QR Code têm crescido no País.

Na pesquisa, 57% dos entrevistados responderam que já pagaram usando códigos QR lidos pelas câmeras dos celulares, e 46% já experimentaram as duas alternativas.

Estes dados são apenas uma amostra de três tendências de mercado para futuro do pagamento: QR Code, carteiras digitais e máquinas de cartão digitais.

Apostar em novos canais de venda é oferecer mais conveniência para o seu cliente, saindo na frente da concorrência. Saiba mais:

1. Pix: pagamentos instantâneos

Com o Pix será possível realizar transações por meio de dispositivos eletrônicos, como o celular, em qualquer dia e horário da semana, pagando taxas bem mais baratas que as de TED e DOC.

Além disso, os pagamentos instantâneos vão na tendência de uso do QR Code, tecnologia que funciona pela leitura de códigos de barra pela tela do celular.

Ou seja, são muitas as vantagens: praticidade, rapidez e segurança, tudo que o seu cliente procura ao realizar uma compra.

“O Pix garante interoperabilidade da operação, ou seja clientes de uma instituição podem enviar valores para outro de forma rápida segura e uma operação 24x7x365, algo que não temos hoje”, explica o especialista em Pix, Valter Hass.

2. Carteiras digitais, wallets ou e-wallets

As carteiras digitais  também utilizam leitura de QR Code, mas podem funcionar com outras tecnologias, como a Near Field Communication (NFC), disponível em celulares, pulseiras e relógios.

Há semelhanças entre as wallets e o Pix, afinal, é preciso criar uma conta e há o uso de QR Code. No caso das carteiras digitais, no entanto, a grande vantagem é o armazenamento de dados.  

Assim, ao realizar uma compra, não é necessário preencher dados do cartão ou inserir uma senha.

3. Máquinas de cartão digitais

Para pontos de venda ou serviços delivery, as máquinas de cartão digitais são essenciais.

Com elas é possível fazer pedidos, gerar relatórios, emitir notas fiscais eletrônicas e permitir o pagamento por aproximação, quando o cliente apenas encosta o dispositivo móvel na maquininha para efetuar o pagamento.

Em suma, neste texto você aprendeu que, na verdade, o futuro do pagamento já começou! Aposte em inovação para o sucesso do seu negócio!