5 Dicas para preparar seu estoque na Black Friday
Como já lembramos por aqui, a Black Friday está chegando e empresas do Brasil inteiro começam a preparar o estoque para esta data!
Você sabia que em 2021, o evento movimentou mais de 4 bilhões de reais no país? Não dá para perder a oportunidade de faturar, não é?
Esse ano, o início da maior queima de produtos é em 25 de novembro. Então, é importante se antecipar, planejar as promoções, organizar o estoque, criar a divulgação e se programar para atingir as metas.
Então, se você já olha para Black Friday e percebe que seu estoque possui itens que precisam ser vendidos, anote 5 dicas para deixar seu depósito de produtos pronto para voar das prateleiras:
1. Atualize seu inventário
A primeira coisa, é entender exatamente quantos produtos tem no estoque e atualize seu inventário.
Imagine que bem na hora da entrega você falte um item específico. E agora?
Então, corrija suas anotações ou planilhas, cheque seu sistema de fluxo de entrada e saída de produtos e certifique-se das quantidades. Esse é o primeiro passo pra criar promoções certeiras.
2. Saiba quais produtos vendem mais
O carro chefe das vendas do seu negócio no dia a dia, também será o produto que mais vai sair do seu estoque, provavelmente. Além disso, ele pode ser convidativo para outros itens.
Saber quais das suas mercadorias tem mais apelo e se preparar para essa possível demanda é muito importante.
Se algum cliente se frustrar ao tentar comprar este produto, dificilmente olhará outro e provavelmente não fará negócio com você no futuro.
Leia mais: Black Friday: saiba como anunciar no Google para potencializar as vendas
3. Aproveite bem as vitrines
Qualquer cliente em potencial verá seu produto em uma vitrine, seja ela digital ou física, e a exposição correta de peças do estoque é fundamental.
Uma foto ou vídeo bem feitos ou apresentação impecável na prateleira do estabelecimento, podem fazer toda a diferença, inclusive para itens que não têm tanta saída.
Você pode aproveitar o momento para deixar em evidência os produtos que pretende retirar do estoque com mais necessidade.
4. Foque no planejamento
A Black Friday é apenas no fim de novembro, mas aqui no Brasil, é comum que lojas realizem a “Black Week” (semana) ou até “Black Month” (mês).
Seja qual for a sua estratégia, inicie o planejamento o quanto antes.
Você pode começar a planejar os anúncios e até investimentos em melhorias no atendimento, contratação temporária, planejar a infraestrutura do seu e-commerce e muito mais.
5. Não fique no vermelho
Vender toda a mercadoria e perceber que não lucrou quase nada, não faz sentido, afinal não é para queimar o estoque literalmente, certo?
Então coloque suas margens no papel, entenda como um desconto em um produto pode balancear outro, pesquise referências de promoções bem sucedidas e aproveite a Black Friday de verdade, vendendo bem e garantindo um caixa com saldo positivo.
Estude estas dicas, se aprofunde em casos bem sucedidos, conheça figuras que são referência na área do comércio e termine a Black Friday com orgulho dos seus resultados! Conte sempre com o Negócio de Sucesso para obter informações sobre o mercado e dicas de como administrar seu negócio. Você pode contratar as nossas soluções de pagamento pelo site, por meio das agências Santander ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000 – regiões metropolitanas ou 0800 648 8000 – demais localidades).