Dia nacional da criatividade: Como ser mais criativo no seu negócio
Em 17 de novembro se comemora o dia nacional da criatividade, essa aliada tão importante no mundo dos negócios.
E com o passar do tempo, percebemos grandes mudanças ocorrendo no mercado de trabalho. Modelos de contratação, áreas que expandem, áreas que diminuem e por aí vai.
Em um passado não muito distante, era comum atribuir mais valor para aqueles funcionários objetivos, práticos e extremamente técnicos. Mas aos poucos, o mundo do empreendedorismo vem atuando com algo interessante: a criatividade pode ser o que faltava para as empresas!
Colaboradores criativos podem apresentar perspectivas ainda não vistas pelos demais, solucionando problemas, organizando processos e realizando tarefas complexas.
E você? Se considera uma pessoa criativa?
Caso tenha dificuldades em aplicar sua criatividade, saiba que isso é normal. Afinal, essa é uma habilidade que precisa ser exercitada!
Pensando nisso, listamos nesse artigo 6 dicas para ser ter mais criatividade no seu negócio. Confira:
1. Referências
Os grandes escritores são leitores assíduos. Muitos jogadores de futebol assistiam seus ídolos pela televisão. Não se engane, para quase tudo na vida deve haver uma referência, ou pelo menos um exemplo.
Se suas ideias são difíceis de se desenvolver, busque consumir temas próximos ou estudar ações de pessoas que estiveram na mesma situação, assim poderá basear suas pretensões.
Lembre-se: se basear não é copiar, muito cuidado!
2. Domine o assunto
Quanto mais por dentro do negócio que você atua, maior sua gama de opções.
Se você possui uma confeitaria e domina assuntos relacionados a ingredientes, texturas, cores e fórmulas, por exemplo, é muito mais fácil ser criativo na composição de uma nova receita, já que possui uma base de estudos elaborada.
Esse conceito se aplica a vários modelos de negócios. Então, saia do “bê-a-bá” e domine o máximo possível sobre os elementos que envolvem o seu empreendimento.
3. Mantenha-se perto de pessoas criativas
Se há tem alguém que você enxerga como inteligente, desenvolta, criativa ou que te faz “pensar fora da caixa”, mantenha-se próximo.
Isso porque nós aprendemos com exemplos práticos e vivências do dia-a-dia. Quem sabe aquele seu amigo que desenvolveu um novo jeito de abrir garrafas não seja o empurrãozinho que faltava para a inspirar sua criatividade nos negócios?
LEIA MAIS: 5 estratégias de marketing para aumentar os acessos na sua loja virtual
4. Deixe sua mente aberta
Novas ideias podem vir acompanhadas de mudanças, processos, conceitos e etc. Muitas vezes, para continuar subindo degraus, devemos deixar um pouco de peso pelo caminho.
No geral, pessoas criativas procuram soluções diferentes para os problemas e isso pode ocorrer de forma inesperada.
Sendo assim, encontre problemas no seu ambiente de trabalho e tente resolvê-los de maneiras inusitadas e, se possível, com bom humor. Estar bem humorado pode ajudar muito o seu processo de perceber o novo e manter a mente aberta.
5. Crie estímulos
Se sua vida profissional precisa de criatividade, que tal alimentar isso em sua vida pessoal?
Há muitos meios divertidos de estimular a criatividade, como hobbies, jogos e até mesmo assistindo filmes e séries.
Sair um pouco da rotina pode criar bons gatilhos para serem levados ao seu negócio.
6. Chuva de ideias
Você já ouviu falar sobre “brainstorm”? Em tradução livre, a “chuva de ideias” funciona como uma alta quantidade de ideias, para depois, trabalhar na qualidade de cada uma delas.
Esse volume de ideias é importante para exercitar a criatividade, esgotando as possibilidades comuns e pensando em outras ações que fogem do cotidiano.
Dessa forma, você consegue ter mais opções sempre que se deparar com situações que exigem soluções rápidas e eficientes.
E claro, conte sempre com os conteúdos do Negócio de Sucesso para se manter criativo e deixar a sua marca em destaque. Você ainda pode contratar as soluções de pagamento da Getnet pelo site, por meio das agências Santander ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000 – regiões metropolitanas ou 0800 648 8000 – demais localidades).