Dia do Vendedor: 5 erros para evitar durante sua negociação
Hoje, dia 1º de outubro é comemorado o Dia do Vendedor, uma das profissões mais antigas e importantes do mundo, principalmente para o comércio.
E apesar de tanto tempo, alguns pontos de melhoria nas negociações, são necessários nessa função.
A arte das vendas, muitas vezes depende de um encantamento com o cliente e se esse momento se perder, já era.
Então, pensando em celebrar o Dia do Vendedor e de quebra dar dicas de como melhorar ainda mais, listamos 5 erros para evitar durante a venda:
1. Falar mais que o necessário
Falar muito e não dizer coisas relevantes, mostra um pouco de despreparo ou desconhecimento do produto.
No mundo comercial de hoje em dia, os consumidores têm menos tempo do que nunca, então procure ser direto, ouvir bem as perguntas feitas e respondê-las pontualmente. Assim você mostra clareza e profissionalismo.
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2. Não entender sobre o que vende
Os métodos mais populares de venda sempre tem uma coisa em comum: o embasamento. Como assim?
Quando o cliente faz uma pergunta sobre seu produto, é porque alguma coisa despertou a curiosidade.
Dessa forma, estude sobre a sua mercadoria, quais são as características, os benefícios, outros jeitos de utilizar no dia a dia, tudo.
Saber trabalhar o interesse do cliente, levantando os pontos positivos que se relacionam a essa possível necessidade, são caminhos mais certeiros para uma venda sólida.
3. Ter pressa para converter a venda
Não é interessante para as suas negociações, informar logo no início, o preço do produto, por exemplo.
Lembre-se que cada conversa é uma oportunidade, mas é preciso encantar o cliente antes. Seu consumidor pode ter a sensação de “preço” ao invés de “valor” quando a pressa faz parte da venda.
Como comentamos acima, existe um ritmo a ser respeitado e se você parecer apressado demais, pode mostrar desespero, fazendo com que o seu cliente não feche a compra.
4. Não ouvir atentamente
Geralmente, o seu cliente diz quase tudo que você, vendedor, precisa saber para entregar uma oferta personalizada.
Ouvir atentamente, mesmo informações simples, pode transformar a sua negociação em uma ferramenta onde o cliente se sinta valorizado e não só um comprador.
5. Não se adequar ao jeito do cliente
A primeira impressão é a que fica, então se o cliente for mais formal, seja também. Assim, não corre o risco de perder a credibilidade no primeiro momento.
Da mesma forma, é importante interpretar os momentos de descontração, pois são eles que geram uma conexão mais humanizada além da venda.
Vá com calma, entenda o ambiente e comece sempre com o máximo de profissionalismo possível. Desta forma, você vai sentir o “gelo quebrando” aos poucos com o cliente.
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