Customer Success: o que é e como implantar no seu negócio
Algumas atividades de grandes empresas podem ser aproveitadas no seu negócio. Dentre elas, o Customer Success.
Você já ouviu esse termo em algum lugar?
Traduzindo do inglês, Customer Success, significa “Sucesso do Cliente”. Essa é uma área destinada a experiência e satisfação dos consumidores após a aquisição do serviço ou produto.
Essa forma de retenção avalia se o cliente obteve sucesso ou se precisa de algum auxílio para se beneficiar por completo da aquisição.
Esse tipo de prática segue presente no mundo corporativo e vem sendo aprimorada para melhores resultados de ambas as partes.
O sucesso do cliente é fundamental para o crescimento da sua empresa uma vez que, satisfeito com o serviço, ele se fideliza e pode inclusive indicar o seu negócio para outras pessoas.
Vamos entender mais como funciona o Customer Success e como aplicá-lo no seu empreendimento. Acompanhe:
O que é o Success Customer?
Como mencionamos acima, Customer Success é uma estratégia de relacionamento criada para garantir o sucesso do cliente após a compra.
Nesse caso, a definição de sucesso é a plena satisfação com o produto ou serviço adquirido.
Em grandes empresas e startups, o customer success age como um pós-venda ativo, entrando em contato com o cliente e resolvendo possíveis questões, como dúvidas, formas corretas de uso e outras causas de provável insatisfação.
Dessa forma, o sucesso dele passa a ser também o da empresa, já que o cliente se fideliza com a marca e se torna um promotor orgânico.
Se você se interessou sobre esse tema e pretende implantar essa prática no seu negócio, alguns pontos precisam ser avaliados. Vamos lá?
Conheça seu público
Antes de tudo, é importante saber o que é sucesso para o seu cliente. Se você possui uma loja de roupas, por exemplo, será que sucesso para ele é a durabilidade da peça? O estilo? Ou a possibilidade de combinação com vários acessórios?
Esse nível de detalhe, te ajuda a mapear como abordar seus clientes após a venda.
Faça pesquisas de satisfação, enquetes nas redes sociais, avalie os comentários recorrentes e formule estratégias que encontrem o verdadeiro sucesso do cliente.
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Identifique as falhas
Se antecipar é um ponto importante no customer success.
Caso você identifique alguma falha no processo de venda, entrega ou até mesmo no funcionamento do seu produto ou serviço, deve corrigir imediatamente.
Se o seu cliente for afetado por uma falha que poderia ter sido corrigida, as chances de não atingir o sucesso esperado é muito alta.
Evite essa situação, estudando todo o seu processo de venda, do pré ao pós e atuando em problemas que possam surgir.
Eduque o seu cliente
Esse termo é usado para o processo de fazer o seu cliente entender o conceito de sua marca, mostrando os valores agregados no que está adquirindo.
Dessa forma, além de comprar o que o seu negócio oferece, ele também tem a consciência de toda a visão e posicionamento que regem a sua empresa.
Você pode fazer isso ensinando a forma correta de como usar o seu produto ou serviço, cativando o cliente por meio de breves treinamentos, postagens nas redes sociais, posts em sua loja virtual e muito mais.
Um cliente instruído e satisfeito é o modelo ideal para um customer success de qualidade.
Receba feedbacks
Sim! Poucas coisas são menos efetivas para medir o sucesso do cliente que os próprios feedbacks deles.
Receba as críticas, elogios, conselhos, avaliações e comentários no geral como uma oportunidade de melhorias no processo ou manutenção do que já está bom.
Monitore essas interações e avalie onde pode atuar para garantir o sucesso do seu cliente na maioria de suas vendas.
Esses são alguns pontos do customer success que você já pode implementar na sua estratégia de vendas. Conte sempre com a Getnet para aprimorar o seu Negócio de Sucesso e receber mais dicas e informações! Você também pode contratar os nossas soluções de pagamento pelo site ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000 – regiões metropolitanas ou 0800 648 8000 – demais localidades).