As informações fundamentais para você conhecer o cliente

0
184
conhecer o cliente é fundamental para o sucesso do negócio

Abrir uma empresa é o sonho de muita gente. Porém, te lembramos que é impossível ter sucesso sem conhecer o cliente do seu negócio. 

O guru do marketing Philip Kotler diz que não adianta você achar que conhece o cliente: é preciso ter informações sobre ele. Para isso, é possível lançar mão de inúmeras ferramentas que podem te auxiliar a saber quem é o seu público-alvo e te ajudar a definir um plano de ação.

LEIA MAIS: Fidelizar clientes é o caminho para vender mais

Quanto mais você acessa informações detalhadas de quem compra com você, como idade, localização e preferências, maiores são as chances de oferecer exatamente o que o seu cliente quer, vendendo mais.

Você já conhece o GetData da Getnet? Com esse serviço você acessa todas essas informações e muito mais!

Com a ferramenta da Getnet você tem algumas vantagens como:

  • Avaliar o desempenho do seu negócio: saiba o valor do seu ticket médio, média de visitas e fluxo de vendas por horário/dia da semana.
  • Indicadores de fidelidade: descubra o gasto médio do seu cliente, dias entre visitas, clientes novos e clientes recorrentes.
  • Perfil do consumidor: acesse dados demográficos, comportamento de compra e localização dos seus clientes.

Quer saber como a ferramenta funciona na prática? Dá uma olhadinha no vídeo abaixo:

Agora você pode contar com toda inteligência de mercado da Getnet e da MasterCard para ajudar sua empresa a crescer.

Demais, não?

Cliente avalia empresa pelo celular
Conhecer o cliente é saber se ele compra sempre você e porque. Foto: iStock

Conhecer o cliente: dados e comportamento

Quando você não conhece o cliente, pode perder dinheiro tentando vender algo que ele não tem interesse, o que ainda pode empurrá-lo para a concorrência!

Fuja disso! Tenha informações como: 

  1. Desempenho de negócios

Saber valor médio de compras em empresas do mesmo segmento situadas no mercado.

  1. Fidelidade

Quantos clientes recorrentes você tem?

Saber quais são e quais os dias em que eles costumam frequentar seu negócio pode fazer a diferença na hora de criar alguma promoção.

  1. Perfil do consumidor

Você vende mais para mulheres? Então, pense em produtos exclusivos para elas! Entender o perfil do seu público-alvo pode te ajudar a desenvolver produtos e estratégias de marketing mais assertivas.

Quer conhecer melhor o seu cliente? Aprenda a fazer uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma ferramenta fundamental para o empreendedor que quer obter dados e informações mais precisas sobre os seus clientes.

Segundo artigo do Sebrae, a pesquisa serve para analisar o macro e o microambiente em diferentes aspectos:

  • Fatores que geram oportunidades.
  • Ameaças externas, bem como setoriais.
  • Perfil dos clientes e fornecedores.
  • Pontos fortes e fracos da concorrência.
  • Produtos e serviços que podem ser ofertados, gerando subsídios para a elaboração do plano de marketing.

Veja algumas dicas no vídeo abaixo sobre como fazer uma pesquisa de mercado.

Quer contratar a GetData e ficar ainda mais conectado com o seu cliente e o seu mercado? Clique aqui e saiba mais!  Você também pode contratar todas as nossas soluções de pagamento pelo site, por meio das agências Santander ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000- regiões metropolitanas ou 0800 648 8000- demais localidades).