Os descontos na Black Friday são a essência dessa ocasião.
Sendo assim é muito importante saber como aplicar descontos atrativos, de forma que a sua campanha tenha sucesso para todos: sua empresa e seus clientes.
Isso por que essa estratégia exige mais do que simplesmente abaixar os preços. É preciso planejamento e bastante cautela.
É claro que grandes ofertas são interessantes para se destacar, porém, lembre-se que sua empresa precisa manter os lucros.
Portanto, para você também se beneficiar com os descontos na Black Friday, alguns pontos devem ser levados em conta.
Para continuar te ajudando a se preparar nessa ocasião e fortalecer suas vendas, no artigo de hoje vamos fornecer dicas de como aplicar descontos na Black Friday. Acompanhe:
1. Compare o preço do produto x lucro da empresa
Você sabe que para vender um produto, existem algumas despesas que sempre devem ser levados em consideração no momento de mudar o preço de venda.
Ou seja, quadro de colaboradores, impostos, marketing, custos com transporte, energia elétrica… Tudo precisa ser contabilizado.
Por isso, antes de oferecer descontos, é preciso ter um conhecimento prévio sobre qual será o lucro para a sua empresa.
Calcule quantos gastos você terá com a venda do produto e, dessa forma, calcule a porcentagem que sua empresa deseja diminuir para caber nas expectativas de valores do cliente.
2. Aposte em descontos nos produtos mais procurados
É provável que sua empresa possua alguns produtos que são os mais procurados pelos clientes e que acabam primeiro no estoque. Seja pela qualidade, pela inovação ou até mesmo pelo valor.
Essa é uma boa oportunidade para se dedicar aos descontos sobre esses produtos específicos.
Com o valor abaixo do normal, seja em uma loja física ou loja digital, pode ajudar a alavancar suas vendas sem que o seu caixa sofra baixas muito expressivas.
3. Cuidado com comparações
Um dos erros mais comuns especialmente cometidos por pequenas empresas, é comparar os preços com os concorrentes, mesmo quando os portes são diferentes.
Se você é proprietário de uma pequena boutique de roupas, por exemplo, dificilmente vai conseguir vender os produtos com o mesmo preço de uma loja de departamentos, que tem uma linha de produção, estoque maior e despesas diferentes.
Dessa forma, é importante analisar a concorrência, mas é válido considerar que nessa Black Friday pode não ser possível abaixar os preços da mesma forma que ela.
4. Margem de lucro
Você conhece a margem de lucro do seu negócio? Ela é o que dá sentido à existência da sua marca, afinal, não dá para trabalhar apenas para cobrir suas despesas, certo?
No momento de calcular os descontos na Black Friday, considere o faturamento da sua empresa e busque estratégias suficientes para não apenas mantê-la no mercado, e sim, manter sua margem de lucros em alta.
Por exemplo: se a sua margem é aproximadamente 40% em relação aos custos, vale apostar em descontos inferiores a esse percentual em cada item.
5. Lembre-se de oferecer descontos reais
Levando os pontos anteriores em consideração, é o momento de pensar nos benefícios do seu cliente. Por isso, ofereça descontos reais e realmente consideráveis para as pessoas que vão às compras na sua loja.
Propagar descontos mínimos ou até mesmo falsos, não é bom para o público nem para a sua empresa, que ainda pode sair com uma reputação prejudicada.
Esses são alguns pontos a considerar no momento de aplicar descontos na Black Friday. Conte sempre com a Getnet para aprimorar o seu Negócio de Sucesso e receber mais dicas e informações! Você também pode contratar os nossas soluções de pagamento pelo site ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000 – regiões metropolitanas ou 0800 648 8000 – demais localidades).