Tudo o que você precisa saber sobre empréstimo para microempresa

0
2941
emprestimo para microempresas

Tudo o que você precisa saber sobre empréstimo para microempresa

Contratar empréstimo para microempresa, pode ser uma realidade para diversos empreendedores, certo? Você já pensou nisso em algum momento?

Nós sabemos que a maioria das microempresas não começam por cima. Precisam de recursos, trabalho duro e ter métodos de se firmarem em seus modelos de negócios.

É provável que você se enquadre no modelo de microempresa. Microempresas são aquelas que faturam até R$360 mil por ano, mas até chegar a esse patamar, dependem de uma série de fatores e o principal deles no início é o capital de giro, que ajuda a manter a saúde financeira do empreendedor.

Devido a isso, é válido avaliar as ofertas de empréstimos para microempresas e importante conhecer mais de perto como o acesso a este tipo de crédito funciona.

Então para dar aquela ajudinha, listamos 4 pontos importantes que você precisa saber sobre esse tema, antes de fechar negócio com bancos ou investidores:

1.   O que é o empréstimo para microempresas

As instituições financeiras, bancos e investidores em geral possuem uma linha de crédito com juros, prazos e condições específicas para microempresas, ou seja, empresas que se enquadram no faturamento de até 360 mil por ano.

Esse limite de faturamento é o mesmo do SIMPLES Nacional – Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Esse provavelmente é o imposto que você paga pela existência do seu negócio, por meio da DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Neste caso, o empréstimo é mais ou menos como para pessoas físicas: você recebe o valor em conta e usa como quiser (diferente de financiamento, que trataremos em outro artigo). Mas, deve executar o pagamento de parcelas de acordo com o prazo estipulado, assim como os juros e demais condições acordadas.

2.  Como funciona

Para você conseguir um empréstimo para microempresa, deve realizar um cadastro junto a instituição financeira, mais a comprovação de rendimentos.

No geral, qualquer linha de crédito precisa desse tipo de comprovação, seja ela em recursos, patrimônio ou ativos de garantia válidos para o banco.

Essa etapa pode dificultar o acesso ao empréstimo, principalmente se a sua empresa for iniciante. Por isso, observe com cuidado os juros e condições ofertadas, para obter um crédito consciente.

Além disso, existem linhas de crédito pré aprovadas pelo BNDES, o Banco Nacional do Desenvolvimento.

3.  Em que situação pegar este crédito?

Isso depende de alguns fatores, como o momento que está a empresa, segmento que atua, produtos ou soluções que comercializa e demais.

Por exemplo, se o seu negócio comercializa uma mercadoria que está em alta no mercado, você pode precisar de reposição de estoque ou até mesmo expansão da operação, o que aumentaria o valor do empréstimo ou tempo de pagamento, mas que pode ser um ótimo recurso de melhorias.

Mas, existem situações de dívidas no CNPJ onde este crédito está disponível, onde é recomendado que você estude essa possibilidade com mais cautela e, de preferência, com a ajuda de um profissional, como um contador ou especialista.

Se você contratar um empréstimo para microempresa apenas para cobrir dívidas, pode não ser uma boa alternativa para o seu momento.

4.  Pontos de Atenção

Qualquer instituição financeira, banco ou investidor pedirá, além da análise de crédito, vai te pedir algum tipo de garantia para certificar que a empresa tem condições de pagar as parcelas. Por isso, é importante que as declarações de informe de rendimento e demais demonstrativos e financeiros estejam em dia.

Outro ponto importante, é saber que em termos de riscos os bancos consideram que as microempresas têm menos garantias de pagamento de qualquer possível dívida, então os juros tendem a ser maiores. Por isso, é fundamental ficar de olho nas taxações de juros e reputação da instituição antes de fechar a contratação.

O Brasil registrou mais de 4 milhões de empresas entre 2020 e 2021, mas cerca de 55% delas podem fechar até o 5º ano de operação. Contratar um empréstimo pode ser uma saída para que se mantenham em pé e em pleno crescimento, desde que haja educação financeira para manter os pagamentos em dia.

Nos próximos dias, traremos mais dicas e informações sobre empréstimos para microempresas para você ficar por dentro das melhores oportunidades. Conte sempre com a Getnet para aprimorar o seu Negócio de Sucesso e receber mais dicas! Você também pode contratar as nossas soluções de pagamento pelo site ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000 – regiões metropolitanas ou 0800 648 8000 – demais localidades).