Por definição, negócio digital é todo empreendimento que lança mão da tecnologia e da internet para desenvolver ou comercializar produtos e serviços. Muita gente logo associa o termo a startups ou qualquer empresa que parece saída do Vale do Silício, mas você sabia que uma padaria ou uma loja de roupas também podem ser negócios digitais?
A pandemia do novo coronavírus não mudou apenas os hábitos de consumo da população brasileira, mas transformou também o jeito de empreender.
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Segundo levantamento feito pela Bain&Company a pedido do Google, um terço dos brasileiros fez o primeiro negócio digital na pandemia. Todos eles usaram as redes sociais ou sites especializados para vender seus produtos, passaram a usar aplicativos para entregas ou ministraram aulas online.
E se você também quer empreender no universo digital, confira as nossas dicas para tirar a sua ideia do papel.
3 passos para tirar o seu negócio digital do papel
Você está louco para lançar o seu negócio digital mas não sabe por onde começar? Respira fundo e prepare-se para anotar as nossas dicas.
1) Organize as ideias
Parece óbvio que você tenha que organizar as ideias anter de começar um negócio, mas o problema é que muita gente não sabe como fazer isso. E, pra ser bem sincero, não é tão fácil quanto parece. Vamos dividir essa fase em 3 etapas:
- Desenvolva ao máximo a sua ideia. Pense na apresentação do seu negócio, por que ele é relevante, se tem algum diferencial, etc.
- Defina o posicionamento de mercado. Quem é o seu público? Você vai focar em um produto de alta qualidade ou vai tentar ganhar pelo preço? Quem são seus concorrentes e como eles atuam?
- Avalie o potencial do seu negócio ou limites de atuação. Você vai atuar no seu bairro? Em toda a cidade? Tem capacidade para chegar a outros estados ou países?
Definir esses três caminhos já vai te orientar a começar a sua jornada com alguma ideia de onde você quer chegar.
Para ir além, dedique um tempo à criação do seu Modelo de Negócio. O Sebrae explica o passo a passo para fazer essa ferramenta que vai facilitar essa etapa inicial e a gestão da sua empresa. Saiba mais aqui.
2) Estude muito
Agora que você já sabe exatamente o que quer fazer, busque o máximo de conhecimento sobre o seu mercado. Isso é importante porque, com todas essas informações e um bom planejamento, você consegue se antecipar a alguns desafios e riscos que podem surgir nessa jornada. Estude a sua concorrência e descubra o que ela anda fazendo. Você pode procurar as respostas para as seguintes perguntas:
- Quais são os seus fornecedores?
- Quais são os prazos de entrega?
- Quais os preços e condiçoes de pagamentos praticados?
- Qual é a reputação deles?
- Quais as principais queixas dos seus clientes?
Você também pode fazer uma pesquisa de mercado, que é um instrumento para te ajudar a entender os clientes e fornecedores e, depois disso, traçar estratégias mais assertivas.
No vídeo do Sebrae abaixo você confere algumas dicas para fazer uma pesquisa de mercado.
3) Mãos à obra
Não espere estar tudo perfeito para lançar o seu negócio. Aqui vale lembrar o bom e velho ditado “feito é melhor que perfeito”. Por mais que você conheça bem o mercado, é possível que precise ajustar alguns pontos ao longo da sua caminhada como empreendedor. Por isso, não tenha medo de dar o primeiro passo. Prepare o seu canal (ou canais) de vendas, capriche nas imagens e descrições dos produtos e interaja sempre com o seu público-alvo.
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