Comunicação efetiva é a chave para um bom entendimento das equipes (ou profissionais) dentro de uma organização. Distinguir e saber comunicar o que funciona, o que pode melhorar e o que deve ser descartado são habilidades fundamentais para quem quer ter um negócio de sucesso.
Apesar de conceitualmente simples, os feedbacks (termo em inglês que representa a junção de “feed” – alimentar – e “back” – de volta, que pode ser traduzido como o ato de realimentar, dar resposta a uma atitude ou comportamento) são ainda pouco utilizados dentro das empresas.
A baixa frequência deve-se principalmente à falta de prática e à dificuldade de nos expressarmos. Nos sentimos despreparados para dar e para receber críticas e elogios, e fechamos esse canal poderoso de troca e aprendizado.
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Muitas pessoas associam o feedback a algo negativo, mas essa é uma impressão completamente equivocada. Enquanto as devolutivas sobre pontos a serem desenvolvidos estimulam o crescimento profissional, um retorno positivo sobre o trabalho pode ser, por exemplo, um fator determinante para reter um talento na empresa (aliás, escrevemos um artigo bem completinho sobre gestão de pessoas, que você pode ler aqui).
Segundo levantamento feito pela Hubspot sobre a importância do feedback, 69% dos funcionários garantem que trabalhariam com muito mais afinco se os seus esforços fossem reconhecidos. E, de fato, ainda de acordo com a pesquisa, os funcionários que são altamente engajados no trabalho recebem feedback, pelo menos, uma vez na semana.
Quem tem medo do feedback?
Mas se estamos falando de um comportamento que beneficia todo mundo, por que o feedback ainda é tão temido?
De acordo com a revista Harvard Business Review, 69% dos gestores se sentem desconfortáveis ao se comunicar com a equipe. O que era para ser uma ferramenta para melhorar a estrutura organizacional e impulsionar o crescimento do profissional, acaba sendo uma fonte de ansiedade para ambos os lados.
Mas, então, o que fazer?
Existe um tom certo e uma maneira adequada de dar um feedback e se você não tem a menor ideia de como fazer isso, não se preocupe! Nós vamos te dar todas as dicas logo abaixo.
Como dar um feedback perfeito?
Ninguém nasce sabendo dar feedback, precisamos sair de nossa zona de conforto e nos preparamos para este momento. Somente com a prática periódica tornamos esta ferramenta um processo mais natural nas relações entre empregador e funcionário.
Dar um feedback quer dizer que você se importa com o seu profissional o suficiente para sair da sua zona de conforto e ter uma conversa bastante aberta.
Algumas dicas importantes:
- Se prepare para este momento: reserve um local adequado, sem exposição e interrupções, reflita sobre os pontos que deseja abordar (positivos e aqueles desenvolver), formule exemplos.
- Ressalte os pontos fortes e as qualidades, fortaleça os vínculos e crie um ambiente de respeito e cuidado ao colaborador.
- Aborde os pontos de melhoria embasados em dados e fatos.
- Traga suas expectativas de comportamentos e resultados esperados.
- Ajude o colaborador a criar planos de ação aos pontos a desenvolver, dando dicas e orientações.
- Torne o ambiente favorável para que o colaborador possa se expressar e questionar.
- Solicite feedback para o colaborador, para que ele possa trazer seu ponto de vista sobre sua gestão (é sempre uma via de mão dupla).
- Esteja aberto a receber o feedback (não fique se justificando ou corrigindo o colaborador).
- Conclua fazendo combinações, e agendando outros momentos de acompanhamento e apoio ao colaborador.
Viu como esse tal de feedback não é nenhum bicho de sete cabeças?
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