Vender pelo WhatsApp já é uma realidade e, se você quer ganhar dinheiro assim, então veio ao lugar certo. Aqui você vai aprender por que o “Zap” é uma excelente plataforma de vendas e quais os melhores usos do aplicativo para o seu negócio.
De acordo com pesquisa da Statisa, 93% dos brasileiros que têm smartphones utilizam o WhatsApp todos os dias. Ou seja, tem bastante gente ali, que você pode tentar vender pelo Whatsapp.
Isso significa que o app de troca de mensagens é um terreno fértil para as vendas, ao passo que é cômodo para o cliente efetuar uma compra sem precisar sair do aplicativo.
Contudo, para você vender bem, tem que saber aproveitar os recursos disponíveis.
Vamos lá?
1 – Distribua o link de seu Whatsapp
Assim que você decidir por ampliar as frentes de venda do seu negócio, vendendo também pelo Whatsapp, pense que nem todo mundo está disposto a anotar um número de telefone, para depois salvar em seus contatos.
Estamos falando aqui de experiência do seu cliente. Dessa forma, nossa primeira dica para você é criar um link do seu Whatsapp para enviar para seus novos e futuros clientes.
Essa é uma forma simples e prática para você facilitar o compartilhamento do seu contato. Afinal de contas, é muito mais fácil clicar em um link, do que anotar um número, não é mesmo?!
Para criar um link é muito fácil:
Copie o código para criação do link do WhatsApp:
- https://api.whatsapp.com/send?phone=
Depois do sinal de igual (=), você vai incluir seu número de telefone, usando inclusive o nosso código de país, que é o 55. Depois do código de país, vem o seu DDD (sem o zero) e o seu número de telefone.
Seu código deve ficar mais ou menos assim, se você for um usuário de São Paulo, por exemplo:
https://api.whatsapp.com/send?phone=5511012345678
2 – Capriche na comunicação com seus clientes
Não demore para responder
A primeira coisa que todo empreendedor deve ter em mente, quando começa a vender pela internet, é que os usuários da internet nem sempre têm tempo para ficar esperando uma resposta. Ou seja, se esforce para responder as mensagens no menor espaço de tempo possível e tente comunicar sempre seus clientes quanto tempo demora para responder. Transparência e compromisso!
Use e abuse do status do seu Whatsapp
Seu status do Whatsapp é uma outra forma ótima de se comunicar com seus clientes. Então aproveite esse espaço para divulgar promoções e compartilhar imagens de seus produtos.
Crie listas de transmissão
Se você utiliza os grupos do WhatsApp para enviar mensagens, abandone esse hábito! As pessoas já estão em muitos grupos e mal conseguem acompanhar uma discussão durante a rotina.
Ao invés disso, utilize listas de transmissão para enviar avisos e ofertas.
Com esse recurso, você pode criar mais de uma lista e organizar clientes por idade ou região, por exemplo.
3 – Utilize os links de pagamento
Você não precisa ter uma loja digital para vender pelo WhatsApp. Gere links de pagamento dos produtos e venda diretamente pelo aplicativo.
Com o link, o cliente cai direto na página de pagamento e efetua a compra, simples assim.
Se você quer entender melhor como isso funciona, explicamos aqui.
Dica extra:
Use o WhatsApp Business
O WhatsApp Business é voltado especificamente para as empresas. Funciona tal qual o app para pessoas físicas, mas a principal diferença são os dados fornecidos, como quantas mensagens foram enviadas e lidas, por exemplo.
Quanto mais dados você tem, mais fácil fica o seu planejamento. Além disso, você também pode adicionar um cardápio e etiquetar clientes, organizando-os em grupos.
Mas atenção! Antes de tudo, as pessoas precisam ter o seu contato. Invista em marketing e divulgue seu número para que os clientes cheguem até você.