Você criou uma loja virtual incrível, seus produtos são de boa qualidade, mas seu e-commerce ainda não deu o retorno que você gostaria. Não se preocupe! Fique com a gente até o final deste artigo que vamos te dar 3 dicas para bombar seu e-commerce nesse começo de ano.
Mas antes de entrar na parte objetiva, é importante lembrar da importância de manter a calma. Não é fácil mesmo emplacar um negócio e, definitivamente, isso não vai acontecer da noite para o dia.
Também não existe fórmula mágica para o sucesso e o intuito desse texto não é te dar o caminho das pedras. A ideia é te inspirar para que você possa aplicar no seu e-commerce o que achar mais conveniente.
Confira nossas 3 dicas para impulsionar seu e-commerce
Você sabia que a taxa de conversão brasileira média para e-commerce é baixíssima? Apenas 1,65% das pessoas que entram nos sites acabam comprando algo. É importante ter isso em mente na hora de medir o sucesso da sua estratégia de crescimento para não se frustrar com os números.
Dito isso, veja nossas 3 dicas para bombar seu e-commerce e vencer o desafio de aumentar a taxa de conversão do seu negócio.
- Foco no cliente
Uma das dúvidas mais recorrentes dos proprietários de loja virtual é: “como reduzir o abandono de carrinhos que já tinham compras selecionadas?”. E a resposta é simples: entenda o comportamento do seu cliente. Conhecer a jornada de compra do seu cliente pode te ajudar a intervir no momento certo.
Ferramentas como o Google Analytics podem te dar insights poderosos sobre a origem dos usuários, tempo de navegação, conteúdos mais buscados, entre outros. Por exemplo, se você sabe quais são os produtos mais procurados no seu site, uma boa ideia é colocá-los em destaque. Então, quem sabe não é o momento de procurar por um curso rápido sobre essa ferramenta. Existem vários gratuitos. Dá um Google 🙂
Criar uma “Wish list” (lista de desejo) também pode ajudar quem navega no seu site a guardar os seus produtos preferidos e encontrá-los mais facilmente depois quando estiver pronto para efetuar a compra.
Lembre-se, nem sempre o cliente compra no primeiro momento. Você mesmo já deve ter deixado pra depois aquela compra de um produto que você ainda estava namorando!
- Invista em divulgação
De nada adianta você ter um e-commerce perfeito que ninguém conhece. Claro que o boca a boca funciona, principalmente nos primeiros meses do negócio, mas você não pode ficar restrito a isso. Garantir uma forma de se destacar em um mercado tão competitivo é crucial para a sua loja virtual ganhar força.
Faça boas fotos dos seus produtos, capriche na descrição e descubra qual é a “língua” que o seu público fala. Encontrar o tom de voz da sua marca vai deixar o diálogo mais fluido e te aproximar dos clientes. Seja presente nas redes sociais e nunca (em hipótese alguma) deixe alguém falando sozinho.
Se você quer dicas matadoras para vender mais pelo Instagram, temos um artigo prontinho sobre isso que você confere aqui.
- Acredite no e-mail marketing
É verdade que e-mail marketing ainda é um pouco controverso, mas uma ação de envio de e-mails segmentada e com um conteúdo cuidadoso pode trazer resultados muito positivos.
Tenha uma lista qualificada de e-mails e trabalhe com usuários já cadastrados no site, pois são pessoas que já conhecem o seu produto e estão muito mais propensos a comprar algo com você. Resista à tentação de comprar listas com milhares de e-mails, isso só vai derrubar a sua taxa de abertura e, provavelmente, não vai trazer nenhum resultado para o seu negócio.
Estatísticas importantes para o seu e-commerce
Para finalizar, separamos algumas estatísticas para você ter em mente na hora de desenhar a estratégia de crescimento do seu e-commerce.
- Sites de busca é o primeiro motivador de compra, com 25% das indicações, seguido pelas redes sociais, com 19% (Fonte Ebit/Nielsen).
- Cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado (Fonte Ebit/Nielsen).
- 62% dos consumidores fazem compras on-line mensalmente (Fonte Episerver, 2019).
- 63% dos carrinhos de compra são abandonados por conta das taxas de frete e envio (Fonte Statista, 2019).
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