3 dicas para bombar seu e-commerce nesse começo de ano

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Você criou uma loja virtual incrível, seus produtos são de boa qualidade, mas seu e-commerce ainda não deu o retorno que você gostaria. Não se preocupe! Fique com a gente até o final deste artigo que vamos te dar 3 dicas para bombar seu e-commerce nesse começo de ano. 

Mas antes de entrar na parte objetiva, é importante lembrar da importância de manter a calma. Não é fácil mesmo emplacar um negócio e, definitivamente, isso não vai acontecer da noite para o dia.

Também não existe fórmula mágica para o sucesso e o intuito desse texto não é te dar o caminho das pedras. A ideia é te inspirar para que você possa aplicar no seu e-commerce o que achar mais conveniente.

Confira nossas 3 dicas para impulsionar seu e-commerce 

Você sabia que a taxa de conversão brasileira média para e-commerce é baixíssima? Apenas 1,65% das pessoas que entram nos sites acabam comprando algo. É importante ter isso em mente na hora de medir o sucesso da sua estratégia de crescimento para não se frustrar com os números.

Dito isso, veja nossas 3 dicas para bombar seu e-commerce e vencer o desafio de aumentar a taxa de conversão do seu negócio. 

  1. Foco no cliente

Uma das dúvidas mais recorrentes dos proprietários de loja virtual é: “como reduzir o abandono de carrinhos que já tinham compras selecionadas?”. E a resposta é simples: entenda o comportamento do seu cliente. Conhecer a jornada de compra do seu cliente pode te ajudar a intervir no momento certo.

Ferramentas como o Google Analytics podem te dar insights poderosos sobre a origem dos usuários, tempo de navegação, conteúdos mais buscados, entre outros. Por exemplo, se você sabe quais são os produtos mais procurados no seu site, uma boa ideia é colocá-los em destaque. Então, quem sabe não é o momento de procurar por um curso rápido sobre essa ferramenta. Existem vários gratuitos. Dá um Google 🙂

Criar uma “Wish list” (lista de desejo) também pode ajudar quem navega no seu site a guardar os seus produtos preferidos e encontrá-los mais facilmente depois quando estiver pronto para efetuar a compra.

Lembre-se, nem sempre o cliente compra no primeiro momento. Você mesmo já deve ter deixado pra depois aquela compra de um produto que você ainda estava namorando!

  1. Invista em divulgação 

De nada adianta você ter um e-commerce perfeito que ninguém conhece. Claro que o boca a boca funciona, principalmente nos primeiros meses do negócio, mas você não pode ficar restrito a isso. Garantir uma forma de se destacar em um mercado tão competitivo é crucial para a sua loja virtual  ganhar força. 

Faça boas fotos dos seus produtos, capriche na descrição e descubra qual é a “língua” que o seu público fala. Encontrar o tom de voz da sua marca vai deixar o diálogo mais fluido e te aproximar dos clientes. Seja presente nas redes sociais e nunca (em hipótese alguma) deixe alguém falando sozinho.

Se você quer dicas matadoras para vender mais pelo Instagram, temos um artigo prontinho sobre isso que você confere aqui
E-commerce bom, é e-commerce com gestão e acompanhamento. Pense nisso!
Entenda o comportamento do seu cliente e evite o abandono de carrinho durante o processo de compra
  1. Acredite no e-mail marketing

É verdade que e-mail marketing ainda é um pouco controverso, mas uma ação de envio de e-mails segmentada e com um conteúdo cuidadoso pode trazer resultados muito positivos. 

Tenha uma lista qualificada de e-mails e trabalhe com usuários já cadastrados no site, pois são pessoas que já conhecem o seu produto e estão muito mais propensos a comprar algo com você. Resista à tentação de comprar listas com milhares de e-mails, isso só vai derrubar a sua taxa de abertura e, provavelmente, não vai trazer nenhum resultado para o seu negócio. 

Estatísticas importantes para o seu e-commerce 

Para finalizar, separamos algumas estatísticas para você ter em mente na hora de desenhar a estratégia de crescimento do seu e-commerce. 

  • Sites de busca é o primeiro motivador de compra, com 25% das indicações, seguido pelas redes sociais, com 19% (Fonte Ebit/Nielsen).
  • Cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado (Fonte Ebit/Nielsen).
  • 62% dos consumidores fazem compras on-line mensalmente (Fonte Episerver, 2019). 
  • 63% dos carrinhos de compra são abandonados por conta das taxas de frete e envio (Fonte Statista, 2019).

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