Quais são as vantagens e desvantagens das lojas físicas e virtuais?

É inegável que vivemos em uma época de mudanças em que a tecnologia invade e transforma nossa maneira de viver, inclusive no cenário comercial. Desde que surgiram os e-commerces, o ato de comprar um produto trouxe novas experiências para o consumidor, assim como desafios, vantagens e desvantagens para os lojistas.

Antigamente, se você quisesse ter um loja, a única opção era a loja física, ou seja, teria que começar procurando o melhor ponto comercial, com um aluguel razoável e adquirir um grande estoque. Hoje, a realidade está um pouco diferente, pois existe mais uma opção: a loja virtual.

Ambas possuem facilidades, mas também possuem seus desafios. Mas, afinal, quais são as vantagens e desvantagens de uma loja física em comparação com uma loja virtual? É o que veremos a seguir.

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Loja física

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Todo mundo gosta de dar uma volta pelas ruas ou pelo shopping para ver as vitrines das lojas. Uma loja física tem essa proximidade bacana com o público, mas também implica em pagar aluguel do imóvel, entre outras contas, como luz, água, sem falar na segurança. Confira agora as vantagens e desvantagens desa modalidade.

Desvantagens

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Custos. Há custos altos com aluguel ou com a compra de um ponto de venda, com a segurança adequada, a contratação de funcionários e despesas diversas referentes a que um local físico precisa para funcionar (como por exemplo, a conta de água e luz).

Localização. A localização é fundamental e pode determinar se as vendas serão boas ou ruins. O ideal é que se tenha um grande fluxo de pessoas passando na frente da loja todos os dias com o perfil desejado para os produtos e serviços que você oferece. E, às vezes, uma boa localização implica em pagar um aluguel mais caro.

Disponibilidade. O funcionamento de uma loja física tem horários fixos e não flexíveis. Sem contar que, para manter a loja funcionando em hora fora do horário comercial há custos a mais, pois requer pagamento por horas extras aos funcionários.

Vantagens

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Atendimento. Um atendimento cara a cara com o vendedor, para muitos ainda é fundamental. Muitas vezes o cliente fica mais seguro quando o atendimento ocorre pessoalmente. E, um bom atendimento com funcionários dispostos a ajudar o cliente em caso de dúvidas e demonstrar como o produto funciona ajuda na hora de realizar a venda.

Sem custo de frete. Um ponto positivo da loja física é que não há custos adicionais para os clientes além do preço do produto a ser levado para casa, como ocorre com o frete, por exemplo, nas lojas virtuais. E, muitas vezes, esse ponto faz com que as pessoas prefiram comprar em uma loja física.

Experiência. Um local físico permite que, antes de realizar a compra, o cliente experimente, toque e sinta o produto, analisando seu material e qualidade. Ou seja, a experiência é mais real do que ver pela tela de um computador, como acontece quando a loja é virtual.

Segurança. Há um local físico para reclamações, trocas, elogios e isso traz mais segurança para o consumidor, pois existe um local para onde ele pode ir em caso de problemas e falar com o responsável, cara a cara.

Loja virtual

É uma tendência no comércio de mercadorias e não tem mais como voltar atrás, tendo em vista as exigências das novas gerações, acostumadas com o mundo virtual e que sabem tudo o que diz respeito a ele, inclusive comprar online.

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Confira agora as vantagens e desvantagens desa modalidade.

Desvantagens

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Atendimento. Em uma loja virtual, o cliente não terá contato cara a cara com o você lojista e isso pode trazer um pouco de insegurança ao realizar a compra. Neste caso, é importante investir tempo e estar sempre disposto a responder às dúvidas dos clientes.

Experiência. O cliente não entrará em contato com o produto efetivamente antes da compra, ou seja, ele não irá conseguir tocar ou provar. Isso acaba sendo fundamental para algumas pessoas, e pode fazer com que elas prefiram ir até uma loja física. Por isso, é de suma importância caprichar na descrição dos produtos da sua loja.

Atrasos. A maioria das pessoas gostam de comprar um produto e o tê-lo imediatamente em sua casa. Em uma loja virtual não ocorre assim, e pode ser que aconteçam atrasos na entrega ou danificação do produto ao ser enviado, causando assim insatisfação no cliente.

Sistema antifraude. Deve-se estar atento e ter um bom sistema antifraude, que são sistemas que garantem a segurança nas transações, evitando compras fraudulentas na loja virtual. A boa notícia é que os meios de pagamento, como PagSeguro, Wirecard e PayPal já cuidam dessa análise de risco para o lojista, evitando que uma venda seja concretizada caso algum detalhe chame a atenção durante a análise.

Vantagens

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Baixo custo. O custo de montar uma loja virtual é menor do que de uma loja física, mesmo que existam gastos com a plataforma, com marketing digital, com toda a parte de entrega e embalagem dos produtos e custos menores como registrar o domínio e pagar o servidor, por exemplo. Porém, os gastos com um e-commerce são bem menores e assim uma vantagem ao iniciar o negócio.

Disponibilidade. A loja está aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, as vendas podem ser realizadas a qualquer momento. Assim, é uma vantagem poder vender sem restrição de horário.

Praticidade na compra. Pode-se comprar sem sair de casa, sem enfrentar trânsito ou vendedores chatos e insistentes. Além de que, há uma enorme variedade de produtos disponíveis, e o cliente pode encontrar tudo o que precisa nos e-commerces e receber no conforto de sua casa.

Acessibilidade. É acessível de qualquer lugar. Não importa onde o cliente está ele pode comprar e pedir para entregar no endereço que bem quiser.

Detalhes. As informações sobre os produtos tendem a ser mais detalhadas, pois com uma descrição mais apurada fica mais fácil para o consumidor decidir pela compra. Saiba como fazer uma boa descrição de produtos aqui.

E então, consegue fazer a conta e comparar o custo benefício de montar uma loja física ou loja virtual? Ainda ficaram dúvidas? Então compartilhe nos comentários!

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