Ao abrir um negócio próprio, é fundamental considerar não apenas as suas habilidades e interesses pessoais, mas também o potencial de gerar um impacto positivo na sociedade. Aqui estão algumas dicas para equilibrar esses dois aspectos:
Cada vez mais, o empreendedorismo social é um diferencial para quem oferece e para quem busca produtos e serviços. Esse é o tema do quarto episódio do podcast Negócio de Sucesso: uma conversa inspiradora com Raiana Pires, da grife Psicotrópica, que apoia a arte de pessoas em tratamento de saúde mental. Ouça no Spotify, ou assista clicando aqui.
Maior retorno para a sociedade
Para empreender de forma sustentável e em sintonia com a sociedade, é preciso ir além de um modelo tradicional de negócio. É essencial oferecer valor agregado e melhorias para quem está ao redor, impactando áreas como saúde, capacitação, meio ambiente e direitos humanos.
De acordo com o Sebrae, estas são algumas das áreas indicadas para o desenvolvimento de negócios sociais:
• Erradicação da pobreza
• Combate à fome
• Saúde e bem-estar
• Educação de qualidade
• Igualdade de gênero
• Água potável e saneamento
• Redução de desigualdades
• Consumo e produção responsáveis