O poder da negociação: saber dialogar com fornecedores pode salvar seu negócio

poder da negociação

Cidades e estados, de norte a sul do Brasil, estão adotando novas medidas de distanciamento social para barrar o avanço da pandemia do coronavírus. O fechamento do comércio de atividades não essenciais atinge praticamente todos os pequenos empreendedores. Mas não é hora de se desesperar. O momento é de respirar fundo e recalcular a rota. Agora é a hora de pegar na mão dos seus parceiros e estreitar os laços. Uma das questões que mais tira o sono dos proprietários de pequenos negócios é a dúvida sobre como negociar as dívidas com os fornecedores. Mas você domina a arte da negociação?

LEIA MAIS: Antecipar vendas e evitar dívidas: saiba como

A negociação de dívida com os fornecedores é uma ótima alternativa para quem não quer recorrer a financiamentos bancários, instituições de microcrédito ou solicitar ajuda de amigos e parentes. Por isso, preparamos um guia básico para você aprender a dialogar com seus parceiros e poder dormir um pouco mais tranquilo.

Para saber mais sobre negociação de dívidas, veja abaixo a palestra do Sebrae sobre o tema:

5 dicas para negociar suas dívidas com os fornecedores

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, os microempreendedores têm fugido da aquisição de empréstimos para manter as suas operações em dia.

Por isso, embora 89% dos entrevistados tenham relatado queda no faturamento, somente 38% deles recorreram a financiamentos bancários após o início da pandemia do coronavírus. A negociação de dívida com os fornecedores aparece como opção para 16% dos entrevistados.

Se você faz parte desse time que acredita que essa é a saída mais viável e que apresenta menos riscos para o seu negócio, saiba como conduzir essa negociação.

  1. Fortaleça os laços
    Se colocar no lugar do outro é a melhor maneira de conduzir uma conversa. Empatia é sempre bem-vinda em qualquer relação. Lembre-se que o seu fornecedor está enfrentando as mesmas dificuldades que você, por isso é importante manter um tom amistoso. Procure estreitar os laços e criar uma relação de confiança e credibilidade.
  2. Conheça o mercado 
    Fica mais fácil negociar uma dívida quando você conhece os preços praticados por outros fornecedores e tem argumentos para barganhar condições melhores.
  3. Programe-se 
    Quando você precisa puxar o freio de mão, é importante separar o que é primordial do que você pode abrir mão. Isso vai te dar um panorama mais amplo das áreas onde você pode baixar a guarda e onde precisa ser mais firme. Quanto mais firmeza e conhecimento do seu negócio você mostrar no momento da negociação, mais credibilidade vai passar para o seu fornecedor.
  4. Nunca aceite a primeira oferta 
    Essa dica parece até meio óbvia, mas o importante aqui é ressaltar que – além de não aceitar a primeira oferta – o ideal é já ter uma contraoferta em mente.
  5. Enumere as vantagens de fazer negócios com você
    Se o fornecer estiver irredutível na sua oferta, tente enumerar as vantagens de continuar tendo você como cliente. Você pode citar, por exemplo, a quantidade de negócios que vocês podem fazer juntos, a possibilidade de uma parceria a longo prazo etc.

A Getnet apoia o pequeno empreendedor e, nesse momento de incertezas, queremos ser a voz que conforta e diz que vai ficar tudo bem. Mas não é só da boca pra fora: o nosso objetivo é trazer ideias práticas e sugestões para você reinventar o seu negócio. Juntos somos mais fortes! Juntos vamos vencer o coronavírus!

Você pode contratar as nossas soluções de pagamento pelo site ou pela Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000- regiões metropolitanas ou 0800 648 8000- demais localidades).

LEIA MAIS: O que é inadimplência e como isso pode afetar o seu negócio?