Ter uma loja digital, ou e-commerce, hoje no Brasil é surfar na onda de um mercado vasto, com muitas possibilidades de expansão. As vendas online tiveram um crescimento significativo, com um aumento de 47% no faturamento apenas no primeiro semestre do ano passado. Segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, neste mesmo período o e-commerce recebeu 90,8 milhões de pedidos. Portanto, faz muito sentido você querer participar ativamente deste mercado tão promissor.
Contudo, todo sucesso depende de planejamento e monitoramento.
Um bom empreendedor precisa sempre medir o desempenho do seu negócio e, desta forma, aprimorar a sua loja, incorporando novas formas de pagamento, expandindo ou corrigindo eventuais erros.
Neste texto vamos mostrar dois principais indicadores de performance do seu negócio que podem nortear as suas ações.
Veja a seguir!
Loja digital: desempenho por ROI
Assim como todo negócio, o desempenho da sua loja digital pode e deve ser medido por um indicador chamado ROI, Return Of Investment. Traduzindo, retorno sobre investimento.
Dentre os indicadores disponíveis, este é o mais importante. Isso porque, ele serve para analisar se o dinheiro que entra com as vendas é superior ao que foi investido no negócio.
Para calcular, é bem simples: basta subtrair o que foi ganho, pelo valor investido. Em seguida, é só dividir o resultado pelo mesmo valor de investimento.
Caso este indicador seja positivo, a sua loja é lucrativa. Se for negativo, vale investigar por que os custos são superiores aos ganhos, se é um problema na plataforma, no atendimento, preço ou qualidade do produto.
Seja qual for o motivo, o ideal é que essa análise seja feita o quanto antes, para que você consiga reverter essa tendência rápido e comece a lucrar.
Se você acha que esse cálculo pode ser muito complicado, dá uma olhada nesse artigo do Sebrae que explica direitinho como chegar a esse indicador.
Loja digital: monitorando a satisfação do cliente
Monitorar a satisfação do cliente da sua loja digital é importante porque a meta de todo empreendedor de sucesso é fidelizá-lo. Ou seja, fazer com que aquela frase “Volte Sempre” saia do papel e vire realidade.
Para isso, o indicador mais popular é o NPS (Net Promoter Score), que é baseado numa pergunta simples: “em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a empresa X a um amigo?”
Clientes bem satisfeitos dão notas 9 e 10, os neutros respondem 7 e 8 e os clientes insatisfeitos dão notas de 0 a 6. Em seguida, vale perguntar aos clientes o motivo da nota e tirar daí boas sugestões de melhoria para a sua loja.
Se você acompanhar de perto esses dois indicadores, com toda certeza, sua Loja Digital vai bombar! Você já conhece a loja digital da Getnet? A plataforma é perfeita para negócios de vendas online de todos os tipos e tamanhos.
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