3 ferramentas de gestão gratuitas para pequenos negócios

Abrir uma empresa e gerenciá-la para torná-la lucrativa é uma empreitada e tanto. Logo, neste texto você vai encontrar três ferramentas de gestão úteis para pequenos negócios.

Um bom gerenciamento é importante porque evita os prejuízos, muito comuns para negócios que estão apenas começando.

Além disso, as ferramentas ajudam na economia de tempo, otimizando os processos.

A verdade é que há muita gente decidindo empreender. Com o desemprego em alta, o Brasil registra um aumento no número de microempresas.

Segundo informações do Portal do Empreendedor, do Governo Federal, o número de microempresários individuais (MEI) superou a marca de 10 milhões, em setembro de 2020.

No entanto, enquanto muitas empresas são abertas, muitas não conseguem sobreviver em um ambiente de desaceleração econômica.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), divulgada para a CNN Brasil em abril de 2020, devido à pandemia do Coronavírus, 600 mil empresas fecharam no país.

Para que a sua empresa mantenha-se ativa em um cenário tão difícil, listamos três ferramentas que podem ser testadas à vontade, sem custo algum, e que têm como objetivo facilitar o dia a dia do microempreendedor.

Veja a seguir!

Ferramentas de gestão facilitam o dia a dia do empreendedor | Foto: Stock

Ferramentas de gestão para pequenos negócios

Grande parte dos empresários está sempre em busca de ferramentas de gestão que os ajudem a reduzir custos e aumentar lucros.

Para esta seleção, levamos em conta algumas das categorias importantes para um negócio decolar: gestão de informações, gestão contábil e gestão de relacionamento com o cliente

Confira:

1.    Evernote

O Evernote é uma ferramenta bastante interessante para armazenar todas as informações que passam pela cabeça de um empreendedor durante o dia.

É um aplicativo para celular que reúne notas em textos, que podem ser separados em cadernos, listas e etiquetas coloridas. Além disso, é possível adicionar lembretes por data, anexos e desenhos feitos à mão.

2.    Wave

A Wave é uma ferramenta on-line de gestão contábil de uma empresa. A sua principal função, que é 100% gratuita, é o registro de despesas e receitas, que podem ser divididas em categorias a depender do tipo de transação.

Além dessa função, é possível gerar e enviar folhas de pagamento (serviço este que é pago).

3.    Hubspot

A Hubspot é uma ferramenta gratuita de CRM, ou seja, de gestão de relacionamento com o cliente. Nela, é possível visualizar e acompanhar o funil de vendas do negócio, como classificar clientes e realizar ações a depender do jornada de compra em que ele se encontra.

Além de fornecer dados fundamentais, dentre as funcionalidades há ainda a sincronização de e-mails e de chats on-line para interagir com os clientes.

#DicaExtra: CoPiloto Santander

O CoPiloto Santander é uma ferramenta integrada de Gestão de Negócios para pequenos e médios empreendedores, onde é possível controlar estoque, emitir notas fiscais, registrar vendas, acessar o fluxo de caixa e organizar as informações de clientes.

Com o intuito de proporcionar o acompanhamento de cada movimentação do seu negócio, o CoPiloto foi desenvolvido tendo em vista as principais dificuldades de quem está começando a empreender ou ainda tem poucos funcionários para colaborar na gestão administrativa.  O sistema fica disponível, exclusivamente, no Internet Banking Empresarial para correntistas do Santander. Ou seja, para contratar o CoPiloto basta ser cliente PJ Santander. O primeiro mês de contratação não tem custo. A partir do segundo mês, o custo é de apenas R$ 14,90 mensais. Clientes Santander com pacote Conta + Integrada 1 e Conta + Integrada 2 possuem o serviço do CoPiloto sem cobrança adicional.

Como você viu, usar a tecnologia ao seu favor é uma boa forma de tornar o seu negócio competitivo no mercado.

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