Qual a melhor maquininha de cartão para o seu negócio?

A máquina de cartão é um equipamento indispensável para você, pequeno empresário ou autônomo, que quer ver o seu negócio crescer. Neste texto vamos explicar o que precisa levar em conta ao escolher uma e qual a melhor maquininha de cartão para seu estabelecimento. 

Se você ainda duvida da importância da maquininha, já vamos começar te provando o contrário.

Primeiro porque a modalidade de pagamento por crédito é a mais escolhida pelos brasileiros, de acordo com dados da SPC Brasil: 42% dos brasileiros preferem usar os cartões, enquanto que 13% escolhem o crediário. 

E mais: mesmo com o isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, as compras com cartões cresceram 14,1% no primeiro trimestre de 2020. 

Ou seja, para o seu negócio disputar de igual para igual ou até mesmo superar a concorrência, a máquina de cartão não pode faltar.

Te convencemos, né?

Pronto, agora que você já entendeu o quanto é indispensável investir nestes equipamentos, ensinaremos como escolher a melhor maquininha de cartão, aquela que mais combina com o seu negócio.

Vamos lá?

Melhor maquininha de cartão: principais características

A máquina de cartão tem como função principal transmitir dados financeiros

Elas têm sido cada vez mais pedidas porque, até mesmo por uma questão de segurança, as pessoas têm utilizado menos dinheiro vivo para fazer pagamentos, preferindo usar cartões de crédito e débito.

Mas existem muitas opções concorrendo ao posto de melhor maquininha de cartão e é normal que isso te deixe confuso.

máquina de cartão com bobina
Máquinas de cartão com bobina também possuem tecnologia NFC e QR Code

Por isso, vamos simplificar pra você!

Confira o que deve levar em conta ao fazer esta escolha:

  • Serviços oferecidos: não pense que as máquinas de cartão servem apenas para efetuar os pagamentos. Escolha aquela que oferece também serviços úteis, como dados sobre o desempenho do seu negócio ou antecipação de pagamento.
  • Diversidade de bandeiras: você quer alcançar o maior número possível de pessoas com o seu negócio, certo? Logo, sua maquininha precisa aceitar diversas bandeiras de cartão, inclusive as regionais!
  • Taxas: cada máquina de cartão aplica uma taxa diferente para cada tipo de operação, algumas até cobram taxas de adesão. Então, pesquise e compare porque o valor das taxas tem impacto direto no dinheiro que entra no seu bolso. 
  • Forma de cobrança: você pode comprar maquininhas e pagar uma única vez ou você pode pagar um valor mensal, no chamado aluguel. Escolha a forma que melhor cabe no seu bolso.

Após considerar todos estes aspectos, chegou a hora de conhecer os tipos de máquina de cartão disponíveis no mercado e quais suas principais características. 

Cliente faz pagamento usando maquininha de cartão
Maquininhas de cartão oferecem serviços úteis além de realizarem pagamentos. Foto: iStock

Veja abaixo:

Maquininha para celular

Os modelos mais baratos de maquininha são os mobile, ou seja, aqueles que conectam com o seu celular através de conexão bluetooth e usa os dados dele para fazer as transações.

Logo, se você é autônomo, pessoa física ou está começando o seu negócio, aposte neste tipo de máquina de cartão.

O youtuber David Tech testou essa máquina. Veja a opinião dele:

QUERO UMA MÁQUINA MOBILE

Maquininha com chip e wi-fi

Se você quer começar um serviço de entrega ou expandir o seu negócio, então as maquininhas com chip, que funcionam com conexão 2G ou 3G, são as ideais.

Isso porque, com um pacote de dados, a sua máquina de cartão vai até o cliente e faz a transação financeira de qualquer lugar. 

Um levantamento realizado pelo Observatório Febraban apontou que 28% dos entrevistados pretendem utilizar mais os serviços delivery, mesmo após a pandemia. 

Ou seja, se você ainda não vai até o seu cliente, considere recriar seu negócio

Essa maquininha é ideal para serviços de delivery, de bem estar e foodtrucks e podem ser adquiridas em um único pagamento, sem precisar pagar aluguel.

Sempre existe uma maquininha de cartão perfeita para o seu negócio

Agora, para negócios que também possuem lojas físicas, recomendamos as máquinas que têm dois tipos de conexão, 3G e também wi-fi. 

Mas atenção: para ambas as máquinas é importante que haja a opção de pagamento por aproximação.

Explicamos neste texto aqui como funciona esta modalidade de pagamento e o tanto que ela tem sido importante neste momento.

As maquininhas com chip e wi-fi são ideais para varejistas, profissionais que possuem consultórios, como médicos e dentistas, e comerciantes.

Para todas estas opções, você escolhe a operadora de internet e é possível enviar o comprovante da compra para o cliente através de SMS.

QUERO UMA MÁQUINA COM CHIP E WI-FI

Maquininha de cartão fixa

A última opção são as maquininhas de cartão fixas, aquelas que com bobina. Estas são as mais completas do mercado, logo, são ideais para negócios maiores. 

Neste modelo, além de incluir chip, conexão por wifi e a opção de pagamentos por aproximação, é possível imprimir o comprovante das vendas e até mesmo realizar recargas para celular

Esta maquininha combina bem com farmácias, padarias e restaurantes

Neste texto você aprendeu a escolher a melhor maquininha de cartão para o seu negócio.

E agora vamos te dar a melhor notícia: todas essas maquininhas estão disponíveis na Getnet!

As opções da Getnet são as melhores do mercado por que você:

  • Não paga taxa de adesão
  • Recebe a sua em qualquer lugar do Brasil sem frete adicional
  • Gerencia suas vendas por aplicativo próprio da Getnet
  • Tem a opção de adicionar o cartão pré-pago
  • Tem todas as suas vendas diretamente na sua conta

QUERO UMA MÁQUINA FIXA.

Entre no site da Getnet e encontre a maquininha ideal!

Artigos relacionados

Conheça o Programa Avançar. Ele vai mudar sua visão de negócio

Estar bem informado sobre o setor de atuação é com certeza um dos fatores que contribuem para o sucesso de um negócio,...

Home office: saiba como levar o ambiente de trabalho para casa

Mesmo quem não tinha ouvido falar em home office até o começo do ano passado, hoje, provavelmente, sabe muito bem o que...

Split de pagamento para marketplace: veja como funciona

Como fazer o gerenciamento financeiro de um marketplace? Se você tem essa dúvida, chegou ao lugar certo: neste artigo vamos mostrar como...

Loja digital: 3 erros que você não pode cometer

Criar uma loja digital, conhecida também como e-commerce, é um processo simples. Porém, há erros comuns que comprometem a qualidade do serviço!...

3 ferramentas de gestão gratuitas para pequenos negócios

Abrir uma empresa e gerenciá-la para torná-la lucrativa é uma empreitada e tanto. Logo, neste texto você vai encontrar três ferramentas de...

Segurança online: Como navegar na internet de uma forma segura?

O mundo digital faz parte do nosso cotidiano. Até julho do ano passado, 3,5 bilhões de pessoas possuíam cadastro em uma rede...

Artigos recentes

Loja digital: 3 erros que você não pode cometer

Criar uma loja digital, conhecida também como e-commerce, é um processo simples. Porém, há erros comuns que comprometem a qualidade do serviço!...

Empreendedorismo feminino: agora é que são elas!

Já falamos aqui sobre como empreender não é uma tarefa fácil e que exige muito esforço, dedicação e coragem. Ainda assim, a...

Home office: saiba como levar o ambiente de trabalho para casa

Mesmo quem não tinha ouvido falar em home office até o começo do ano passado, hoje, provavelmente, sabe muito bem o que...

Feedback: Entenda a importância dele dentro das pequenas empresas

Comunicação efetiva é a chave para um bom entendimento das equipes (ou profissionais) dentro de uma organização. Distinguir e saber comunicar o...