Controle de estoque: como fazer

Um controle de estoque bem feito é fundamental para todo tipo de negócio, inclusive os pequenos.

Basicamente, gerir o estoque é ter a noção exata da quantidade de produtos armazenados no seu comércio adequados à demanda de venda.

Ou seja, é controlar tudo que entra e tudo que sai da loja, evitando excessos e reduzindo custos.

A primeira vantagem de um bom gerenciamento do estoque é saber quais produtos têm mais saída e quais têm menos. Isso ajuda muito nas tomadas de decisões. Por exemplo, se tal artigo vende menos, que tal aumentar a divulgação dele?

Outra vantagem é que, se uma mercadoria está próxima da data de vencimento, é possível fazer uma promoção, a famosa “queima de estoque”. Produto parado, vencido e sem saída significa perda de dinheiro!

Com a crise gerada pela pandemia do coronavírus, muitos empresários passaram a fazer um controle financeiro mais rígido, evitando desperdícios, conforme indica esta pesquisa do Sebrae.

Ou seja, mais do que nunca, priorizar o gerenciamento do estoque virou item de sobrevivência para as empresas.

Confira nas próximas linhas um pequeno passo a passo de como fazer!

Controle de estoque

Controle de estoque: passo a passo

O primeiro passo para fazer do controle de estoque é categorizar os produtos armazenados em um ambiente organizado e limpo, o que vai facilitar a manutenção do gerenciamento.

O segundo passo que você deve dar é realizar um inventário, listando todos as mercadorias estocadas, quantidades e datas de vencimento.

O inventário deve ser registrado em um caderno, numa planilha ou em um sistema on-line. Avalie qual maneira te deixa mais seguro, previne erros e economiza tempo.

Por fim, estabeleça um limite, uma margem de perda para itens vencidos ou sem saída. Com isso bem estabelecido, é só manter-se nessa margem, de acordo com valores previstos no seu fluxo de caixa.

Existem algumas máquinas digitais de cartão que ajudam nesse tipo de controle de estoque. Na Getnet, por exemplo, esse tipo de máquina chama POS Digital e possui alguns aplicativos que foram desenvolvidos especialmente para quem quer ter uma gestão de estoque refinada.

Pronto! Agora é só treinar colaboradores e tomar decisões, que inclui projetar pedidos com antecedência, planejar a produção e ter estimativa de vendas.

Artigos relacionados

Artigos recentes