Comunicação Não-Violenta: técnicas para aplicar na sua empresa

Saiba como aplicar a comunicação não violenta no dia a dia da sua empresa

Você sabe o que significa Comunicação Não-Violenta? O termo ganhou mais notoriedade nos últimos anos, mas foi desenvolvido no início da década de 1960 pelo psicólogo Marshall Rosenberg.

Marshall desenvolveu uma técnica baseada em competências de linguagem e comunicação que auxiliam na reformulação de como cada um se expressa e ouve os demais. O pesquisador propõe que, com a CNV, as respostas a estímulos comunicacionais deixem de ser automáticas e repetitivas e passem a ser mais conscientes e baseadas em percepções do momento, por meio da observação de comportamentos e fatores que têm influência sobre cada um.

Como funciona a Comunicação Não-Violenta na prática?

Por meio da escuta ativa e profunda, as interações ocorrem com mais respeito, atenção e empatia no ambiente de trabalho. Quando você elimina as crenças e julgamentos que desumanizam o outro e passa a focar nas suas necessidades e nas do próximo, a comunicação flui de uma forma muito mais natural.

Todos perdem com uma comunicação negativa. Entenda como esse comportamento afeta cada pilar da sua empresa:

  • Colaborador: Não consegue mostrar seu potencial. Perde oportunidades de crescimento. Não tem qualidade de vida no trabalho.
  • Gestor: Deixa de fazer a comunicação de forma assertiva. Perde a produtividade da equipe e tem mais retrabalho. Gera mais conflitos.
  • Empresa: Perda de produtividade e competitividade. Alto índice de rotatividade. Custos com indenizações trabalhistas.

    Quando a comunicação não ocorre de forma assertiva, ainda existe o risco de chegar a um cenário mais extremo: o dano/ assédio moral no trabalho.

Assédio moral se dá em nivel de hierarquia diferente: do alto para baixo. É conduta abusiva, frequente e repetida. Tem como objetivo diminuir, humilhar, constranger, desqualificar o colaborador. Pode abalar psicologicamente uma pessoa ou um grupo de pessoas.

É possível destacar alguns tipos de comportamento que levam ao dano moral:

  • Comunicação hostil.
  • Recusa à comunicação direta com o indivíduo.
  • Deixar indivíduos isolados da equipe de trabalho.
  • Desqualificar ou desacreditar um indivíduo.
  • Violência verbal ou física.
Uma comunicação violenta pode levar ao cenário extremo de bullying ou assédio moral no trabalho

Outra forma de comunicação violenta é o bullying, que pode ser qualificado como todo tipo de comportamento agressivo, cruel, proposital e sistemático. Existe exposição do empregado a situações humilhantes e constrangedoras.

Ainda falando sobre comunicação, já produzimos um artigo bem completinho sobre Feedback. Você sabe usar essa ferramenta para estimular os profissionais da sua empresa e melhorar a cultura organizacional? Leia aqui.

Aprenda 4 técnicas de Comunicação Não-Violenta

Uma das frases clássicas do Marshall Rosenberg é: “Toda violência é expressão trágica de uma necessidade não atendida”. Por isso, a escuta ativa propõe “ouvir com o coração”.

Veja como aplicar algumas técnicas de CNV no dia a dia da sua empresa.

1. Observação sem julgar

Em primeiro lugar, é necessário observar o que realmente está acontecendo em determinada situação. O desafio desta etapa é observar sem realizar julgamentos, apenas focar na mensagem, seja por meio de fala ou de ações.

2. Identificar os sentimentos

Depois, é preciso entender qual sentimento a situação te desperta. É importante nomear o que se sente, por exemplo, mágoa, medo, felicidade, raiva, entre outros. O psicólogo ainda afirma que é importante se permitir ser vulnerável para resolver conflitos.

3. Necessidades

A partir da compreensão de qual sentimento foi despertado, é preciso reconhecer quais necessidades estão ligadas a ele. Rosenberg ressalta que quando alguém expressa suas necessidades, há uma possibilidade maior de que elas sejam atendidas e que a consciência desses três componentes vem de uma análise pessoal clara e honesta.

4. Pedido

Por meio de uma solicitação específica, ligada a ações concretas, é possível deixar claro o que se quer da outra pessoa. Utilize uma linguagem positiva, em forma de afirmação, para fazer o pedido. Evite frases abstratas, vagas ou ambíguas.

Seja um líder embaixador da comunicação positiva, todos ganham com uma relação de empatia.

Perceba as suas necessidades e de seu liderados, quais sentimentos estão sendo expressos; para que
possa atuar como facilitador. Pratique empatia e a honestidade na comunicação das mensagens e no
relacionamento com os liderados, alimente a confiança, tão necessária aos bons resultados
empresariais.

Com uma comunicação positiva, você garante melhores resultados das equipes e mais qualidade para a sua empresa.

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