Como criar uma boa descrição de produtos para sua loja virtual!

Em um loja virtual, uma boa descrição de produtos é uma ferramenta poderosa que irá te ajudar a aumentar as vendas. A qualidade das imagens combinadas com as descrições dos produtos, tem um papel de grande influência na decisão de compra do consumidor.

Imagine você como cliente, vai até uma loja para comprar um produto e acaba não encontrando todas as informações que precisa, e com isso surgem dúvidas e incertezas. Assim, você acaba deixando para lá, desiste da compra e vai em busca de informações facilitadas em outra loja.

LEIA TAMBÉM: 11 dicas de como utilizar o Instagram para divulgar a sua marca (e vender mais!)

E, é nesse cenário de incertezas e dúvidas durante o processo de compra, que uma descrição de produto bem escrita irá certamente te ajudar!

Mas o que é uma descrição de produto?

A descrição tem como objetivo principal informar e também convencer, será este conteúdo também que irá representar a postura que sua loja tem em relação aos clientes no processo de decisão de compra. E, ao passar o máximo de informações, mostra que você conhece bem seu produto e sabe quais as dúvidas que surgem nos seus clientes, gerando assim credibilidade e confiança.

Mas e agora, como escrever uma descrição que prenda a atenção do cliente?

Continue lendo pois é nisso que vamos te ajudar! Certamente com algumas dicas simples e eficientes você poderá hoje mesmo melhorar suas descrições. Então, vamos lá! 🙂

1- Foque no seu comprador ideal e responda de maneira simples suas principais dúvidas.

Conhecer seu comprador ideal é fundamental para que você possa direcionar melhor sua descrição para as pessoas certas, ou seja, às pessoas que têm mais chances em adquirir seu produto. Então se foque em entender as necessidades, dores e desejos, para que assim você consiga criar uma descrição que seu cliente se identifique e tenha suas dúvidas rapidamente respondidas. Com uma descrição assim bem direcionada quem sabe até seu cliente acabe sendo “seduzido” e faça a compra acontecer mais facilmente.

Dica: assim que você definir qual o público que terá o foco maior em sua loja, você conseguirá também definir qual tom de voz abordar em todo o conteúdo da loja, não somente na descrição de produto. Você poderá adaptar por exemplo as expressões que seu público ideal utiliza para conseguir conectar-se com eles mais facilmente.

2. Saiba tudo sobre seu produto para fazer uma descrição que atenda de forma eficiente o comprador.

Entender todos os aspectos do seu produto é importante para que você escreva sobre o que é o seu produto, suas funcionalidades, qualidades e os modos de uso. É importante neste momento, que você detalhe o produto de forma específica e procure tirar as dúvidas que possam surgir no consumidor.

Sua descrição precisa responder às seguintes perguntas:

  • O que é o produto?
  • Como usar?
  • Como irá resolver o problema e frustrações do cliente?
  • Por que devo comprá-lo?

E além disso, não deixe de mencionar informações como tamanho, medidas, tipos de tecido, material, origem e quais os cuidados o cliente deve ter com o produto.

3- Estruture muito bem sua descrição de produto e conte uma história para facilitar a leitura e envolver.

Nunca se esqueça que o seu possível futuro cliente não entrará em contato com o produto efetivamente antes da compra, ou seja, ele não irá conseguir tocar ou provar, por isso sua descrição deve ser muito bem pensada para que durante a leitura o cliente imagine o produto e crie a sensação de como seria tê-lo em mãos. Então conte uma história que o envolva e faça-o perceber que ter aquele produto é realmente o que ele deseja, não o deixe ter dúvidas.

Assim, uma boa estrutura de texto é algo que você não pode deixar de lado! Procure fazer uma descrição detalhada, mas que vá direto ao ponto. E, para que a leitura não seja cansativa você pode organizar a escrita da seguinte forma:

  • Introdução. Comece com uma pequena introdução explicando sobre o que é seu produto, suas funcionalidades e como este irá ajudar o consumidor. Você pode também contar uma breve história sobre ele ao mesmo tempo que explica as características. Uma dica é utilizar palavras que despertem sensações no consumidor ao ler sobre o produto. Você poderá utilizar adjetivos que destaquem as qualidades do produto como, por exemplo, “único”, “macio” (roupas), “crocante” e “quentinho” (para comidas, por exemplo).
  • Características. Em seguida mencione as características do seu produto (cor, tamanho, medidas, etc.). Nessa etapa, uma outra dica é utilizar recursos como tópicos, ícones e palavras em negrito para não cansar a leitura e assim prender a atenção do leitor.
  • Informações adicionais. Para finalizar sua descrição de produto, fale sobre as demais informações como, por exemplo, quais os cuidados é preciso ter com o produto, se é feito por encomenda ou não, o prazo de confecção e de entrega, etc.

Um exemplo de boa descrição é da loja Caninana, que já no começo conseguimos identificar os atributos e qualidade do produto, além de nos informar sobre o porque o relógio seria útil no dia a dia do consumidor. As informações adicionais estão em forma de tópicos, o que facilita a leitura.

caninana-descri--o-1

Outro bom exemplo, é o de Ana Penso, que utilizou em sua descrição de produto, uma pequena história que conta sobre o produto e sua funcionalidade, e em seguida já redireciona o leitor para contar as características como o material, o peso e as medidas.

ana-penso-1
4- Utilize todas as ferramentas que estão ao seu redor! Utilize vídeos =)

Um recurso que pode ser um diferencial na sua loja é a utilização de vídeos. Através deles você pode mostrar todas as características do produto de forma um pouco mais realista, e assim proporcionar uma experiência melhor para o cliente na hora da compra.

Se empenhar no combo boas imagens + descrições é o passo certeiro para sua loja atrair mais visitantes, conquistar clientes e assim subir as vendas! Logo, escrever os produtos de forma genérica, e sem se preocupar muito com a estética da página de produto e com a visão do seu cliente, provavelmente sua loja sairá em desvantagem em relação aos concorrentes.

Mas, depois de anotar todas as nossas dicas temos certeza que você conseguirá acertar em cheio nas descrições e alcançar o sucesso com a sua loja!

Leia também: Como tirar boas fotos de seus produtos usando o smartphone

Artigos relacionados

Artigos recentes