Carteiras digitais: entenda esta forma de pagamento

As carteiras digitais, e-wallets ou apenas wallets chegaram no Brasil em 2018 e já são uma febre. Elas são uma forma de pagamento por aplicativos disponíveis em smartphones, computadores e outros dispositivos eletrônicos.

Na prática, com as e-wallets, é possível ir ao shopping, por exemplo, sem precisar levar dinheiro ou cartões de crédito ou débito. Basta levar o smartphone, o que é bem mais seguro.

As wallets funcionam assim: primeiro, é preciso fazer um cadastro em uma conta de wallet disponível e colocar lá os dados bancários. Depois, a depender do tipo de carteira, é só baixar um aplicativo no celular.

LEIA TAMBÉM: Pix: TUDO o que você precisa saber para o seu negócio

Para compras com leitura de QR Code, que são como códigos de barras, basta encostar o celular na maquininha de cartão ou no produto para realizar a transação, não é necessário inserir uma senha.

As e-wallets ainda funcionam por leitura de biometria ou com a tecnologia Near Field Communication (NFC), encontrada em celulares, pulseiras e relógios. Explicamos melhor sobre os pagamentos por aproximação aqui.

Porque as carteiras digitais são importantes

As carteiras digitais são mesmo uma realidade no Brasil e o uso delas só tende a crescer.

De acordo com um estudo da consultoria Bain, com dados divulgados para o Valor Econômico, esta forma de pagamento deve chegar a 28% do total de pagamentos feitos em pontos de venda em 2022.

Também segundo esta pesquisa, o meio digital é o preferido do brasileiro para o uso das wallets. Neste setor, ainda mais aquecido durante a pandemia de Covid-19, o uso aumentará de 37% (em 2018) para 47% em 2022.

Ou seja, se você ainda não entrou no mercado de venda on-line, a hora é agora. E, se você já entrou, acompanhe a tendência de modernização dos meios de pagamento e ofereça comodidade ao cliente da sua loja digital.

As vantagens das carteiras digitais

A principal vantagem das carteiras digitais é mesmo o fato de ser digital. Sair de casa para ir a um restaurante, por exemplo, apenas com o celular, sem precisar levar uma carteira com dinheiro ou cartões, é o grande diferencial das wallets.

Contudo, há mais vantagens. Ao comprar em uma loja digital com wallet, por exemplo, não é necessário digitar senha, número do cartão ou preencher longos formulários, já que os dados bancários ficam todos armazenados.  

Esta característica das e-wallets é importante porque a etapa de pagamento é aquela em que muitas lojas perdem o cliente.

É este o momento em que ele reflete se deve mesmo realizar aquela compra. Logo, o quão mais prática e rápida for essa etapa, mais chances de o cliente efetuar o pagamento.

Por fim, as carteiras digitais são altamente seguras. Em primeiro lugar, há segurança porque os dados são criptografados.

Em segundo lugar, o usuário ainda conta com a segurança adicional dos smartphones, que são acessados com senha, leitura de biometria ou retina. Isso impede que dados bancários sejam roubados.

Neste texto você aprendeu como funcionam as e-wallets, a importância delas para o seu negócio e as suas principais vantagens. Na Getnet, por exemplo, você encontra maquininhas de cartão compatíveis com esta forma de pagamento. Clique aqui para saber mais!

Artigos relacionados

Artigos recentes