Como surgiu a Black Friday no Brasil e a importância para o seu negócio
A Black Friday no Brasil se aproxima e com ela, uma grande oportunidade de converter vendas para o seu negócio!
Mas você já parou para pensar sobre como o maior evento de compras de final de ano chegou ao Brasil? Pois bem!
Quer saber mais sobre a Black Friday e qual a importância dessa data para você? Acompanhe aqui!
O que é a Black Friday?
Esse evento surgiu nos Estados Unidos e é a sexta-feira seguinte a um dos feriados mais importantes do país norte americano, o Dia de Ação de Graças, que sempre ocorre na última quinta-feira de novembro.
Assim, o termo “Black Friday” passou a ser usado, indicando uma sexta-feira com ótimos resultados comerciais para o período.
Em 2022, a Black Friday nos Estados Unidos acontece no dia 25 de novembro.
Como surgiu a Black Friday no Brasil
No Brasil, a Black Friday é promovida desde 2010.
Nessa época, o site Busca Descontos trouxe em sua plataforma diversos e-commerces com a intenção de oferecer descontos jamais vistos.
A partir de então, a ideia tomou grandes proporções e faz parte da rotina comercial no Brasil, não só no ambiente online, mas também em lojas físicas do varejo, mesmo sem a influência do feriado de Dia de Ação de Graças que não temos por aqui.
Nossa Black Friday, começa praticamente nos primeiros dias de novembro e percorre todo o mês.
O sucesso é tanto, que 10 anos depois da primeira edição, em 2020 a ação de vendas da Black Friday chegou a movimentar mais de R$4 bilhões nos e-commerces do país.
Leia mais: Black Friday está chegando: preparado para vender mais online?
Qual a importância da Black Friday para o seu negócio?
Para os clientes, Black Friday é sinônimo de boas promoções.
É comum a cada ano, o aumento de pessoas que esperam a data para comprar itens planejados há mais tempo, como eletrônicos, móveis e vestuário.
Então, é claro que isso influencia no seu negócio. Confira abaixo algumas das principais razões:
● Muito além que uma sexta-feira
De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela MindMiners, 28% das pessoas passam a acompanhar os preços de produtos que pretendem comprar até três meses antes da Black Friday, enquanto 85% dos consumidores começam esse acompanhamento no mínimo duas semanas antes.
Devido ao momento tão aguardado pelos consumidores, essa movimentação representa uma oportunidade enorme de aumentar suas vendas.
● Movimenta o seu estoque
A Black Friday pode ajudar a resolver itens parados no estoque.
Ao definir os produtos que estarão em promoção, você pode oferecer descontos maiores aos que costumam demorar mais para serem vendidos ou até mesmo, oferecer brindes ou combos com outras mercadorias.
● Impulsiona as vendas de fim de ano
Um bom planejamento de vendas pode ajudar a alcançar resultados consideráveis nessa época do ano. Vale realizar ações que estendam o interesse do seu cliente até o natal,como cupons de desconto para as próximas compras no Natal, por exemplo.
● Aumento de comunicação com seu cliente
Outra situação que a Black Friday pode impactar positivamente o seu negócio, é o aumento da comunicação com o seu cliente por meio das redes sociais, divulgando ainda mais a sua loja virtual e sua vitrine.
Além de ser um método fácil de ser utilizado, as redes possuem um alcance maior, podendo atrair pessoas que não conhecem a sua marca.
Gostou de saber mais sobre a Black Friday? Conte sempre com o Negócio de Sucesso para obter informações sobre o mercado e dicas de como administrar seu negócio. Você pode contratar as nossas soluções de pagamento pelo site, por meio das agências Santander ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000 – regiões metropolitanas ou 0800 648 8000 – demais localidades).