Empreender com propósito: a importância de negócios de impacto social

0
3863
negócios de impacto

Você já ouviu falar em negócios de impacto social? Ao contrário do que muitos imaginam, fundar uma organização sem fins lucrativos não é a única forma de mudar o mundo ao nosso redor.

Nesse sentido, os negócios de impacto social têm conquistado espaço no mercado como uma alternativa para empreendedores que desejam transformar a sociedade e, ao mesmo tempo, obter retornos financeiros.

Quer saber mais sobre esse modelo de negócio? Neste artigo, vamos explicar o que é, como funciona e qual é a importância, além de apresentar alguns exemplos. Confira!

O que são negócios de impacto social?

Basicamente, os negócios de impacto social podem ser definidos a partir de duas principais características:

  • propósito de solucionar ou contribuir para a solução de um problema social e/ou ambiental;
  • não depender de doações para se manter (empresas financeiramente autossustentáveis).

Dessa forma, esse modelo de negócio se diferencia das organizações filantrópicas, que são mantidas por doações e regidas por legislação própria.

Como funcionam?

O funcionamento dos negócios de impacto social é bastante semelhante aos modelos de negócio tradicionais. A principal diferença é que os lucros obtidos são usados para cobrir custos de planejamento e execução, com o objetivo de ampliar o impacto social gerado pela organização.

Com isso, diferentemente dos modelos de negócio tradicionais, o sucesso de um negócio de impacto social não está relacionado aos resultados financeiros, mas sim ao impacto social gerado pelas atividades desenvolvidas para organização.

Ou seja, o foco é, acima de tudo, promover uma transformação social por meio do trabalho executado.

Qual é a importância?

Por si só, as mudanças realizadas na sociedade dão uma importância enorme aos negócios de impacto social.

Isso porque minorias, causas ou grupos são beneficiados pelas atividades que a empresa desempenha, diminuindo a desigualdade, solucionando problemas e amenizando algumas questões.

Além disso, esse modelo de negócio é um incentivo à inovação e ao empreendedorismo, pois, como o foco é resolver um problema específico — e, normalmente, complexo — os empresários são obrigados a pensar fora da caixa e a fugir de alguns padrões de negócio.

Por fim, as comunidades locais são incentivadas a colaborar com o negócio, o que também promove princípios e valores relacionados à questões sociais essenciais para as organizações. 

Exemplos de negócios de impacto social

Agora que você já sabe o que são negócios de impacto, como funcionam e qual é a importância, selecionamos três exemplos de empresas brasileiras para você se inspirar. Veja!

Moradigna

O Moradigna é um projeto que busca mudar a vida de brasileiros que vivem em moradias insalubres. A empresa realiza reformas por valores acessíveis e possibilita que famílias morem em um ambiente bonito e, acima de tudo, saudável. 

Até o momento, já foram realizadas mais de 800 reformas, impactando a vida de mais de 2.500 pessoas.

Nós, mulheres da periferia

O site Nós, mulheres da periferia foi criado em 2012 a partir da repercussão de um artigo publicado na Folha de São Paulo. Atualmente, o portal aborda questões de território, raça e classe, sob o olhar de mulheres periféricas.

MaturiJobs

A plataforma MaturiJobs foi fundada em 2015 e reúne oportunidades de capacitação profissional, redes de contato e emprego para pessoas com mais de 50 anos que procuram trabalhos voluntários e/ou empregos formais.

Há mais de 175 mil profissionais cadastrados na plataforma, 1.200 empresas e 80.000 candidaturas. Além disso, o site recebe mais de 70 mil acessos mensais.

Todas essas iniciativas são incríveis, não é mesmo? Então, aproveite esse momento para refletir como seu negócio pode contribuir para a transformação da sociedade. Até mesmo pequenas atitudes podem ter grandes impactos. 

E, lembre-se, conte sempre com o Negócio de Sucesso para dicas de como administrar seu negócio e para obter mais informações sobre o mercado. Você pode contratar as nossas soluções de pagamento pelo site, por meio das agências Santander ou pela nossa Central de Relacionamento (4002 4000 e 4003 4000- regiões metropolitanas ou 0800 648 8000- demais localidades).